As equipas da Saudi Pro League têm estado de olho ao talento desde que a divisão começou a querer rivalizar-se com alguns dos melhores do mundo. Os jogadores que jogam na Liga Portugal têm chamado a atenção das equipas sauditas no último ano e isso não parece que esteja prestes a mudar tão cedo.
As últimas probabilidades de apostas desportivas sugerem que o Benfica será uma das equipas a disputar o título da Liga Portugal esta temporada. Contudo, terão de o fazer sem os serviços do avançado Marcos Leonardo, uma vez que o Al-Hilal, da Saudi Pro League, comprou o brasileiro num negócio no valor de 40,00 milhões de euros. O jogador de vinte e um anos disputou vinte e um jogos pelo Benfica na última temporada, sendo titular em quatro, e marcou sete golos.
O potencial de Leonardo, juntamente com o seu recorde de golos na Série A do Brasil, foi suficiente para que o Al-Hilal, uma equipa que conta com os talentos dos internacionais portugueses João Cancelo e Ruben Neves, aceitasse o preço pedido pelo Benfica, que estava muito acima do seu valor de mercado aparente na altura. Mas é mais um sinal de que, se a Liga Portugal tem o talento disponível, as equipas da Saudi Pro League estão prontas para comprar.
Se bem que, no fundo, seja a Liga Portugal e as suas equipas a perder talento para a Saudi Pro League, a verdade é que estão a ser compensadas financeiramente de forma significativa. Há anos que os clubes de outras ligas europeias têm conseguido tirar alguns dos melhores jogadores portugueses aos grandes clubes da Liga Portugal, como o Benfica, o Sporting e o FC Porto. Mas o dinheiro que entra na Liga só pode ser uma coisa boa, principalmente se for filtrado para clubes como os da A.D. Ovarense, entre outros.
Enquanto a Saudi Pro League continuar a investir fortemente na aquisição de jogadores, é pouco provável que o seu seguimento das estrelas da Liga Portugal pare. Alguns excelentes jogadores continuam a jogar na Liga Portugal, com o avançado do Sporting, Viktor Gyokeres, a dar nas vistas neste momento. O jogador foi recentemente associado a uma transferência de alto valor para a Saudi Pro League devido à sua excelente forma no Sporting.
Outro jogador do Sporting, Gonçalo Inácio, também tem sido alvo dos clubes sauditas Al Ittihad e Al Nassr. O defesa-central, de vinte e três anos, é um dos melhores jogadores do mundo na sua posição, o que é algo que os clubes da Saudi Pro League procuram na aquisição de talentos, como se viu com a contratação de Leonardo pelo Al-Hilal.
A saída de jogadores de Portugal por muito dinheiro não é novidade, mas outra razão pela qual a entrada de mais dinheiro na Liga Portugal e no futebol português é positiva é o facto de poder reforçar financeiramente a posição dos clubes, que deixam de ser obrigados a vender os seus melhores jogadores se não o quiserem fazer. Ou, se tiverem de vender por uma razão ou outra, podem pedir condições mais atractivas e obtê-las.