Obra da envolvente à Estação era aguardada há mais de 20 anos
Assim, à primeira vista, parece que a cidade de Ovar está em ebulição, em consequência ou contrapartida da pandemia e do cordão sanitário em que o concelho se viu envolvido em Março e Abril deste ano. Mas não. As obras que decorrem em vários pontos já estavam previstas e adjudicadas antes desse episódio da vida da urbe vareira e iniciaram-se recentemente.
Mas, mesmo não sendo uma consequência directa, não deixará, por certo, de desempenhar um importante papel na recuperação económica, e até social, desta importante zona da cidade que clamava por atenção há, pelo menos, duas dezenas de anos.
A requalificação da envolvente à estação e Jardim Almeida Garrett é, nas palavras do presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, “a maior das obras estruturais da Câmara e as pessoas ainda nem se aperceberam da importância e do papel que ela vai desempenhar no futuro”.
O edil social-democrata acedeu, gentilmente, a fazer uma visita guiada à obra para nos explicar as mudanças que se adivinham. “Está a andar a bom ritmo”, assegura, enquanto percorre a obra, cumprimenta os trabalhadores que já o conhecem, sem se preocupar onde põe o pé ou com o pó que anda no ar.
“Esta zona já merecia isto há muitos muito anos”, vai dizendo. “E num momento em que estamos todos a tentar privilegiar os modos de transporte suaves, o transporte ferroviário, não faz sentido ter uma estação e toda esta região da vizinhança sem qualquer intervenção nos últimos vinte anos. Era algo que a todos nós fazia impressão”.
Salvador Malheiro recorda que foi com “muita satisfação que conseguimos incluir esta importante obra no nosso PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, a empreitada iniciou-se, vai cumprir-se o prazo e daqui a um ano, talvez no próximo verão, vai estar concluída, para todos usufruirmos dela”, anuncia, confiante.
Dos vários melhoramentos e alterações que o projecto implica, o autarca ovarense destaca “a criação de imensos lugares de estacionamento, que era uma carência desta zona e a criação de uma zona intermodal para autocarros e as pessoas que chegam de comboio poderem estar, uma infra-estrutura central de transportes que era uma necessidade na cidade”, revela.
Os trabalhos iniciaram-se no terreno, mas na edilidade, as negociações para aquisição ou permuta de terrenos que permitissem o arranque da obra, começaram muito antes. Salvador Malheiro agradece a disponibilidade da Infra-Estruturas de Portugal (IP), e dos proprietários do imóvel da antiga Sociedade Mercantil de Ovar que não criaram entraves.
Estratégia conjunta
“Naturalmente que tudo isto se enquadra numa estratégia conjunta, juntando esta obra a outras já concluídas na rua Manuel Arala, com a que vai do Largo dos Combatentes até São Miguel e outra que também arrancará na região do Alto do Saboga”, faz notar.
“Estamos a trabalhar naquilo que é nosso e da nossa responsabilidade e, por isso, não podemos intervir no edifício da Estação da CP, na linha férrea, nem nas condições em que os passageiros aguardam pelos comboios e que são muito fracas”. Apesar de ter sido sempre adiada, “temos a expectativa que os trabalhos de modernização da Refer cheguem cá, porque já chegaram a Estarreja e passaram para o troço Espinho/Gaia. Até parecia que estavam a fugir do concelho de Ovar de propósito”, riu, meio a sério.
A empreitada de Requalificação da Envolvente à Estação inclui ainda a já concluída beneficiação do Jardim Almeida Garrett e representa, no conjunto, um investimento superior a um Milhão de euros. Esta intervenção pretende beneficiar a área envolvente à Estação de caminhos-de-ferro, sob o ponto de vista do conforto e segurança na circulação rodoviária, ciclável e, sobretudo, pedonal, com alinhamento e alargamento dos percursos existentes, com a atribuição de carácter pedonal ao Largo Serpa Pinto (da Estação), criação de nova área e reorganização dos lugares de parqueamento automóvel e instalação de mobiliário urbano, com marcos limitadores, floreiras, papeleiras, etc.
A área a intervencionar engloba o principal eixo de entrada na cidade de Ovar, para quem utiliza os transportes públicos, nomeadamente o caminho-de-ferro. Actualmente, o espaço apresenta o mesmo desenho urbano que foi estabelecido há muitas décadas e foi adaptado, pontualmente, sempre concedendo primazia ao automóvel.
Neste sentido, esta obra “visa tornar o peão o interveniente mais importante no espaço público, em detrimento do automóvel”, explica Salvador Malheiro. Visa ligar o espaço público da Estação da CP ao Jardim Garrett que já foi objecto de intervenção no âmbito do mesmo PEDU, organizar e facilitar o estacionamento para quem utiliza os transportes colectivos, ligar a Rede Ciclável do concelho à Estação de Ovar.
1,50 ha de intervenção
O fôlego do projecto abrange a requalificação dos arruamentos envolventes à Estação de Caminhos-de-ferro e ao Jardim Almeida Garrett, nomeadamente, o Largo Serpa Pinto, a Rua dos Percursores da República, a Rua Sociedade Mercantil, a Rua dos Ferroviários, a Rua António Coentro de Pinho, a Rua Conselheiro Arala Chaves e o troço nascente da Rua Gomes Freire.
A extensão dos arruamentos em causa perfaz um total de 1,00 quilómetro, numa área de cerca de 1,50 hectares, englobando a zona nascente do centro da cidade, que intercala habitações, estabelecimentos comerciais e de serviços, destacando-se a Repartição das Finanças que aqui se localiza.
Salvador Malheiro não sabe se esta é a obra do (seu) regime mas tem a certeza de que “é estruturante vai marcar o presente e o futuro do município”.
“Não podíamos ficar à espera”
Depois de adiamentos sucessivos que geraram um ataque cerrado do presidente, a Edilidade ovarense tem a garantia de que o Projecto de Modernização da Linha do Norte entra no concelho de Ovar no ano de 2023. Salvador Malheiro justifica que “não podíamos ficar mais tempo à espera e resolvemos fazer a nossa parte mais cedo, até para colocar alguma pressão nas Infraestruturas de Portugal”. “Não podíamos ficar à espera” porque “para além de uma questão turística e de mobilidade suave e ecológica, é também de segurança que falamos porque ali já morreu muita gente e era uma urgência olhar para a Estação de Ovar”, realça o presidente ovarense.
Do projecto que já teve oportunidade de ver, a IP preconiza para a estação de Ovar duas passagens desniveladas pedonais, a construção da desnivelada da Ponte Nova para automóveis e dotar o cais de embarque de melhores condições para os passageiros.
Texto: Luís Ventura
Hi there are using WordPress for your site platform?
I’m new to the blog world but I’m trying to
get started and create my own. Do you need any html
coding knowledge to make your own blog? Any help would be greatly appreciated!
Nice replies in return of this issue with solid
arguments and explaining all concerning that.
Thank you a bunch for sharing this with all people you actually recognise what you are talking approximately!
Bookmarked. Please also visit my web site =). We can have a link alternate contract among us
Профессиональный сервисный центр по ремонту сотовых телефонов, смартфонов и мобильных устройств.
Мы предлагаем: сервисы по ремонту телефонов
Наши мастера оперативно устранят неисправности вашего устройства в сервисе или с выездом на дом!