Elas são a alma das festas da ‘”Padroeira de Válega”
Ondina Tapadas, Vânia Carneiro e Vanessa Pinho são as três mulheres valeguenses que tornaram possível a realização das Festas de Nossa Senhora do Amparo deste ano.
Podiam colocar-se em bicos de pés, mas não o fazem: “É com enorme prazer que estamos neste projeto, com o grande objetivo de honrar, humildemente, a nossa freguesia, organizando a Festa da Padroeira da nossa terra”.
Apesar de, enquanto mulheres, deixarem as suas vidas e famílias em “stand-by” para se dedicarem a esta empreitada, só esperam “estar à altura desta responsabilidade”, garantindo que deram e darão sempre o melhor de si.
A planificação da festa deste ano começou há apenas cinco meses, tirando partido da experiência de Ondina Tapadas, que é comerciante no centro de Válega e já integrou a comissão de festas por seis vezes, Vânia Carneiro, operadora fabril, e Vanessa Pinho chegaram-se à frente para assumir os festejos e já está. A seguir, foram para a rua bater às portas, uma tarefa em que é preciso dar a cara. E foram.
O tempo parecia curto mas “com fé tudo se consegue”, assegura Vanessa, que é assistente operacional na Escola Secundária Júlio Dinis, e também está de alma e coração neste “barco”.
‘Esta Comissão de Festas iniciou o peditório, no passado dia 13 de abril, repetindo essa tarefa ao sábado, domingo de manhã e em alguns dias úteis, ao final de tarde”.
Para que fosse possível realizar esta “grandiosa festa”, nas suas redes sociais, as três valeguenses apelaram também ao “bairrismo e ao espírito de união dos valeguenses com vista à realização do cortejo etnográfico”.
A vila não podia ficar indiferente à coragem destas mulheres e, dentro das suas possibilidades financeiras, foi contribuindo para que a Festa em honra de Nossa Senhora do Amparo 2024 seja a realidade que se pode ver nestes dias.
Não é a primeira vez que uma comissão de festas é exclusivamente feminina, mas é a primeira vez que é formada por apenas três mulheres… movidas pela coragem e amor à terra.
O vasto programa da romaria arrancou ontem com outra valeguense, Cláudia Santos, a atuar no palco principal.
Esta noite, a música fica por conta de Valter Lopes.