“Dunas” volta a revisitar o passado com os olhos postos no futuro
Projeto editorial do Município de Ovar aproxima a história dos munícipes
O Município de Ovar lançou, este domingo, 8 de dezembro, a 24ª edição da “Revista Dunas – Temas & Perspetivas”, que volta a reunir artigos e autores de referência que focam diferentes prismas da cultura e do património do concelho de Ovar. Mais uma vez, este projeto editorial visa contribuir para dar a conhecer o passado, mas, mais do que isso, estimular a pertença de todos os munícipes, convidar à reflexão e incentivar a um futuro em que a identidade é estímulo para o desenvolvimento e para promover uma maior coesão social e territorial.
“É uma publicação de todos os munícipes de Ovar, porque conta factos relevantes e históricos da vida do nosso Povo”, defende Domingos Silva, presidente da Câmara Municipal de Ovar, sublinhando o papel importante que a Revista Dunas tem desempenhado na aproximação dos munícipes à sua história, ao longo das 24 edições. “Pouco interessam os factos históricos, culturais e políticos, movimentos demográficos e sociológicos se não chegarem ao conhecimento das pessoas”, conclui.
O autarca não tem dúvidas de que “pelo seu enorme valor cultural e patrimonial, a Revista Dunas é digna de qualquer biblioteca”, sendo, como acrescenta, ano após ano, “casa de um conjunto de narrações de inegável valor, alicerçadas no conhecimento de excelência dos seus autores”.
A apresentação esteve a cargo de Maria João Cartaxo, coordenadora da III edição do Concurso Literário e de Ilustração Júlio Dinis, sendo o escritor um dos destaques desta edição que lhe dedica três artigos onde são explorados a descrição paisagística nos seus romances, a presença feminina na sua obra e o escritor enquanto autor de romances, mas também de ideias.
Num total de oito artigos, há espaço para outros temas. O encerramento das escolas primárias do concelho; a evolução social e demográfica de S. Vicente de Pereira Jusã (entre 1740 e 1910) e uma caracterização do concelho de Ovar no século XVIII, através dos registos paroquiais dos óbitos, são também temas centrais da revista. Na publicação é, ainda, possível conhecer o Tombo dos Foros dos Portados e Terrados da Villa de Ovar e saber mais sobre as devoções da comunidade ovarense, com enfoque no patrono de S. Cristóvão.
Esta iniciativa ficou marcada pelas comemorações do centenário da Passagem de Florbela Espanca por Esmoriz – 1924/1926 | 2024/2026, tendo sido promovidos dois momentos de evocação à escritora. A CONTACTO – Companhia de Teatro Água Corrente de Ovar protagonizou uma performance com a leitura de trechos da correspondência de Florbela Espanca, escrita em Esmoriz entre 1924 e 1926. Destaque ainda para a apresentação do projeto multimédia “Florbela Espanca em Esmoriz”, pela voz de Belmiro Carvalho, que coordena este trabalho que está a ser desenvolvido pelo curso profissional de técnico multimédia da Escola Secundária de Esmoriz.
A Revista Dunas estará disponível nas livrarias municipais, nomeadamente: Biblioteca Municipal, Museu Júlio Dinis, Posto de Turismo, Escola de Artes e Ofícios e Museu Escolar Oliveira Lopes. Tal como as anteriores, tem o custo simbólico de 4€, valor que se mantém inalterado desde o lançamento da primeira edição, em 2001.