LocalPrimeira Vista

Dia do Município com homenagens, empreitadas e momentos culturais

O Dia do Município de Ovar assinala-se na próxima quinta-feira, 25 de julho. Homenagens, consignações de empreitadas, apresentação de projetos de valorização de vários espaços e momentos culturais.

Com iniciativas em vários pontos do concelho, mais uma vez, o feriado municipal será um momento de celebração coletiva e de proximidade com os munícipes, contribuindo para a afirmação da identidade vareira.

“Este é sempre um dia com uma enorme simbologia para todos. É o dia que celebramos o concelho de Ovar como um todo, as suas conquistas e que dizemos que são as nossas gentes o motor central do desenvolvimento do concelho”, sublinha Domingos Silva, presidente da Câmara Municipal de Ovar, acrescentando que esta é também “a oportunidade de apresentar aos munícipes alguns dos muitos projetos que estão a ser desenvolvidos pela autarquia e proporcionar momentos de fruição cultural que provam a união, coesão social e estimulam o sentimento de pertença dos munícipes”.

Um dos momentos altos do dia é a atribuição de distinções honoríficas a personalidades e associações que deram ou têm dado o seu contributo para o desenvolvimento e prestígio do Município. No total, vão ser entregues 14 medalhas municipais, designadamente a: Fernando Raimundo Rodrigues (Medalha de Ouro do Município – a título póstumo); Manuel Ramos Costa (Medalha de Mérito Municipal Ouro – a título póstumo); António Saramago, Manuel Ramos, Manuel de Pinho Graça, Joaquina Flores, Pompílio Souto, Francisco Xavier Ferreira de Sousa e Luís Ferreira de Matos (Medalhas de Mérito Municipal Prata); Leandro Ribeiro, João Gomes, Tanoaria Josafer, Companhas “Jovem” e “Buçaquinho (Medalhas de Mérito Municipal Cobre).

Para além das homenagens, a Sessão Solene evocativa do Dia do Município, marcada para as 10h, no Centro de Arte de Ovar, irá ainda assinalar o 40º aniversário da elevação de Ovar a Cidade.

Este é também o momento de o Município de Ovar dar a conhecer aos munícipes alguns do seus projetos e iniciativas. As cerimónias contam, assim, com a consignação das empreitadas do Centro Escutista do Buçaquinho, às 15h30, em Cortegaça e do Prolongamento da Rua Jorge Barradas, às 16h30, em Ovar, da cedência do espaço Olaria à Cenário – Centro Náutico da Ria de Aveiro, às 17h e da apresentação do conceito do Praça Cine-Teatro, às 18h, no Mercado Municipal de Ovar.

Recheado de momentos simbólicos, destaque, ainda, para a Guarda de Honra pelas Corporações dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Ovar e Hastear das Bandeiras, a abrir as comemorações, às 9h30, na Praça da República e da Eucaristia Solene do Padroeiro S. Cristóvão de Ovar, na Igreja Matriz de Ovar, às 19h, presidida pelo Bispo Auxiliar do Porto, D. Roberto Rosmaninho Mariz.

Espetáculo de dança exalta alma vareira

Três momentos culturais marcam o Dia do Município de Ovar. A estreia do espetáculo ‘desen’Canto, pelo projeto Fora da Caixa Companhia de Dança | ACR Valdágua é um dos momentos mais aguardados. Depois da música e do teatro, com o objetivo de estimular a criação artística e promover a identidade do concelho, a autarquia voltou a desafiar um agente cultural do território para criação de um espetáculo, desta vez na área da dança. Inspirado na arquitetura do Tribunal de Ovar e do painel de azulejo “Cantigas do Mar”, o espetáculo, marcado para sábado, 27 de julho, às 22h, no largo do Tribunal de Ovar, fala sobre a vida quotidiana de Ovar, abordando a arte xávega, a ligação ao mar e as tradições e vivências dos vareiros.

Para apontar na agenda o concerto “Milhanas”, no dia 25 de julho, às 22h, integrado no Festival do Pão de Ló e Ovar, que decorre no Jardim Almeida Garrett e a exposição “Manuel Ramos Costa, Vida e Obra”, no Museu Ovar. Esta proposta artística, que conta com a curadoria da CONTACTO – Companhia de Teatro Água Corrente de Ovar e Museu de Ovar será inaugurada, no dia 25 de julho, às 12h30.

 

Botão Voltar ao Topo