“Deveras surpreendidos com todo o apoio dado”
Luís Rodrigues e Miguel Jeri estão a ultimar todos os pormenores da aventura que os vai levar até à Mongólia numa missão humanitária de ajuda à Cruz Vermelha local. Fomos falar com eles:
Como surgiu a ideia de realizar esta viagem?
Esta viagem surgiu no seguimento de outras viagens. (Eu e o Miguel) Já tivémos o privilegio de, juntos, podermos alinhar em outras viagens e aventuras. Com o desenrolar de vivências de novos conhecimentos, descobertas, surge o “e se fossemos…?” e aí a Ásia estava na mira. Depois de incursões na Europa, América Latina, surgiu a possibilidade Mongólia. É uma viagem pensada há alguns anos, mas que só agora foram criadas condições para se concretizar.
… e porquê a Mongólia?
É difícil explicar e possivelmente a falta de resposta seja a resposta para ir. O fascínio pelo povo, cultura, paisagens, história, beleza natural. Tudo junto faz-nos querer ir descobrir tudo pelos nossos olhos.
Por que países irão passar?
Serão 18 países, a saber: Portugal, Espanha, França, Itália, Eslovénia, Croácia, Servia, Roménia, Bulgária, Turquia, Geórgia, Arménia, Azerbaijão, Turquemenistão, Uzbequistão, Cazaquistão, Rússia e finalmente Mongólia
Vão atravessar algum país em conflito?
Embora a zona entre a Bulgária e a Mongólia seja uma zona sensível, com uma política muito própria (fechada e restringente), na verdade pouco sabemos dos países, pouca informação chega até nós. Temos noção que são países menos livres e tolerantes. Mas respondendo à pergunta: o país que neste momento poderá ser mais perigoso será a Turquia, mas até aqui vamos passar ao lado dos confrontos, pois a nossa rota será pelo Norte da Turquia, junto ao mar Negro.
Estão ansiosos por passar em alguma cidade/país em particular?
De facto, a área que nos desperta mais interesse e fazemos contas de baixar ritmo e ir mais de vagar e atentos a explorar a envolvência é depois de atravessar o Mar Cáspio. Países como Turquemenistão, Uzbequistão, Cazaquistão e Mongólia são de facto os países que estamos mais ansiosos de atravessar pelo desconhecido que de lá nos chega e pelo que temos lido acerca dos países, monumentos, cultura e povo
Como tem reagido a comunidade ao vosso apelo?
Tem sido positivo e uma caixinha de surpresas. Quando pensamos em fazer a viagem nestes moldes, fizemos uma lista de potenciais empresas com interesse em se mostrar e promover lá fora, muitas delas com excelente disponibilidade financeira para tal. Agora, na verdade, foram as pequenas empresas do centro de Ovar que acreditaram mais e nos apoiaram. Contactamos cada empresa da mesma maneira, com o mesmo tempo e dedicação. Percebemos que para uma empresa ‘franchising’ apenas é permitido ajudar após contacto com a casa mãe e em grandes empresas é complicado chegar a quem pode dizer sim ou não, bem como em muitos casos a direcção engloba várias pessoas e é difícil mostrar a todos o potencial e lado humanitário da viagem. Esta campanha de ‘crowdfunding’ é direccionada para empresas e particulares e ficamos deveras surpreendidos com todo a apoio dado. Pessoas mais próximas ou que apenas vimos uma vez ou amigos de amigos, são varias as pessoas que com um contributo entre 5 e 20 Euros, algumas mesmo com 50, 100 ou mesmo 200 tem contribuído para o sucesso desta campanha.
Vão preparados com comida de casa?
Obviamente que temos de levar planos B e C. Vamos sempre apetrechados com comida enlatada, conservas, massas, arroz e o Campingaz. Ir preparados é sempre importante, mas como nunca vamos estar muito isolados e vamos sempre ter a oportunidade de nos abastecermos pelo caminho com comida para o momento ou comida para um percurso mais isolado, para nós não é uma preocupação. E depois é sempre interessante ir experimentando a comida típica de cada país.
Encaram esta viagem como uma missão?
Sim. Obviamente é uma viagem de descoberta e experiências. E podia ser isso mesmo, ir viajar, descobrir, conhecer, tirar fotos ou fazer o mesmo dando mais valor e significado. É uma viagem que estamos a levar muito a sério e para a qual nos estamos a esforçar muito. Tem dado imenso trabalho (contactar, promover, divulgar, dinamizar, isto tudo vezes muitas vezes e de varias maneiras) mas tem sido gratificante.
Está a exceder as vossas expectativas iniciais?
Está a exceder as nossas expectativas e com isto vamos conseguir fazer mais e melhor do que nos propunhamos inicialmente. Queremos muito ir e uma vez na Mongólia poder doar o nosso veiculo e o que as empresas e particulares nos ajudaram a angariar.
… e as vossas namoradas/família apoiam?
Claro. Estão sempre preocupados com a nossa segurança, sabendo que vamos para uma zona menos normal e desconhecida, mas de onde não nos chegam relatos de problemas de maior, o que querem é que estejamos felizes e realizados e neste contexto tem dado todo o apoio.
Estão confiantes de entrar na Mongólia ou outros países sem problemas?
Temos trabalho para precaver e minimizar algum problema que possa surgir, temos pensado em tudo que possa acontecer mesmo por mais banal que possa ser para estarmos preparados em termos de material e procedimentos. Estamos confiantes e tranquilos.
Que condições atmosféricas esperam encontrar na viagem?
Estamos a realizar esta viagem precisamente nesta altura devido as condições climatéricas, que são as melhores. Por altura de Setembro e Outubro a neve e as temperaturas baixas poderia ser um problemas mas nesta altura do ano, espera-nos sol e calor.
Hello! Do you know if they make any plugins to assist with SEO?
I’m trying to get my site to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good results.
If you know of any please share. Cheers! You can read similar article here:
Blankets