Destino Centro de Portugal em ofensiva promocional na Europa
O Centro de Portugal estará desde esta quarta-feira na Alemanha, a participar naquela que é a maior feira de turismo da Europa e uma das mais importantes do mundo, a ITB Berlim.
A ITB decorrerá de 7 a 11 de março e os seus números impressionam: são 10.000 expositores em 160.000 m2 de área, representando mais de 180 países dos 5 continentes; esperam-se 160.000 visitantes, dos quais 109 mil são profissionais; e volume de vendas estimado é de 7 mil milhões de euros. Esta feira é um verdadeiro ponto de encontro entre os melhores destinos do mundo e as grandes tendências de mercado, sendo extremamente importante a presença do Centro de Portugal.
A marca Centro de Portugal está presente em Berlim através da Agência Regional de Promoção Turística (ARPT) Centro de Portugal. A representação é liderada pelo presidente da ARPT, Pedro Machado, simultaneamente presidente do Turismo Centro de Portugal, por Jorge Almeida, vice-presidente da ARPT Centro de Portugal e vogal do TCP, e pela técnica da ARPT Centro de Portugal, Ana Cota.
O Centro de Portugal dispõe de um módulo de destino integrado no stand da Marca Portugal. Além disso, e na sequência do trabalho desenvolvido nos últimos anos, irão acontecer várias reuniões entre a ARPT Centro de Portugal, jornalistas internacionais e operadores dos mercados alemão, austríaco e suíço, com vista à preparação de trabalho promocional nestes mercados em 2019. Irão igualmente ser concluídos alguns dossiers em aberto relativos a 2018.
“Esta participação do Centro de Portugal na maior feira de turismo da Europa é crucial para o crescimento turístico da região. A ITB Berlim é uma montra privilegiada, onde podemos mostrar aos profissionais do turismo de todo o mundo os trunfos que têm impulsionado o Centro de Portugal para um crescimento ímpar nos últimos anos”, destaca Pedro Machado. “É o local perfeito para encontros e reuniões com os principais decisores e influenciadores a nível internacional, e o sítio onde se abrem portas para o futuro”, acrescenta.
Importância da Europa central para o turismo do Centro de Portugal é cada vez maior
A importância do mercado turístico da Europa central e de leste é cada vez maior para o Centro de Portugal, de acordo com os números mais recentes.
A Alemanha é o segundo maior mercado emissor de turistas a nível mundial, gerando mais de 100 milhões de viagens anuais, o que equivale a uma quota de 8,3% do total da procura turística mundial. Em 2016, a Alemanha foi o segundo maior mercado da procura externa para Portugal a nível de dormidas, sendo responsável por 13,7% do total. No indicador das receitas turísticas foi o quarto mercado, com uma quota de 11,7%.
No que se refere concretamente ao Centro de Portugal, os mercados alemão, austríaco e suíço estão em franco crescimento. Números do INE, relativos a 2017, mostram que o total de dormidas nesta região de cidadãos alemães cresceu 19,8%, de 138,9 mil para 166,5 mil. O total de hóspedes subiu 18,3%, de 61,8 mil para 73,1 mil. O crescimento de dormidas com origem na Suíça evoluiu 11,8% (+10,3% em hóspedes) e com origem na Áustria quase duplicou, aumentando 49,3% (+43,2% em hóspedes).
E foi da Europa central e de leste, de países onde, até há poucos anos, não havia fluxos turísticos para o Centro de Portugal, que se registaram os maiores aumentos de dormidas na região. Os mesmos números do INE dão conta de extraordinários aumentos percentuais, entre 2016 e 2017, nas dormidas provenientes da Croácia (+276,6%), Eslováquia (+214,3%), Polónia (+149,1%), Hungria (+125,8%), Roménia (+121,3%) e República Checa (+92,4%).