Cruzeiros de São Vicente Pereira marcam presença em Serralves
Sobre a ATA – Associação do Turismo de Aldeia:
Sobre a marca “Aldeias de Portugal”:
Representando simultaneamente uma certificação e um conceito estratégico, a marca “Aldeias de Portugal” distingue os povoados mais característicos da ruralidade portuguesa, em vertentes como o património histórico e cultural, gastronomia e artesanato, práticas e costumes sociais, recursos naturais e agrícolas, ofícios e produtos regionais. A classificação só pode ser atribuída a aldeias cujas comunidades estejam envolvidas desde início no processo de candidatura, já que esse implica obrigatoriamente a constituição de um comité local integrando porta-vozes de entidades como a junta de freguesia, a população residente, o tecido económico e a estrutura associativa. Com base no projeto proposto por esse coletivo, a candidatura é então avaliada por uma comissão de especialistas que reúne desde historiadores e investigadores académicos até economistas e marketeers. Entre os critérios a avaliar inclui-se a tipicidade arquitetónica da aldeia e o estado de conservação do seu edificado, o enquadramento paisagístico da zona e a respetiva sustentabilidade ambiental, a densidade demográfica do povoado e número de residentes efetivos, a sua oferta de gastronomia e artesanato, e o seu leque de práticas agrícolas, produtos e serviços locais, ofícios tradicionais, festividades e atividades lúdicas. Se o grau de cumprimento desses e outros requisitos refletir uma proporção adequada de fatores de atração, o povoado passa a ser classificado e mantém a certificação por um período de quatro anos, após o que será sujeito a nova avaliação para o júri verificar se continua a corresponder à genuinidade e ao potencial turístico que a marca “Aldeias de Portugal” atesta.