DesportoNáuticosPrimeira Vista

Este é o Cruzeiro da Ria número 60

A NADO – Náutica Desportiva Ovarense organiza, em parceria com o Sporting Clube de Aveiro e a Associação Náutica da Torreira, o 60.º Cruzeiro da Ria, nos dias 17 e 18 de Agosto.

A festa da Ria conta, normalmente, com mais de 70 barcos a competir nas diferentes classes de vela numa prova  disputada de acordo com as “regras”, tal como definidas nas Regras de Regata à Vela, 2021-2024, Regulamento Desportivo, Regulamento Desportivo da FPVela e com os Suplementos das Classes, que fazem parte integrante das IR’s.

Está, assim, marcada e anunciada uma das principais provas na Ria de Aveiro, que se estende por dois dias de regatas em linha, entre Ovar e Aveiro, num total de 32 milhas, abertas a todas as embarcações (optimist, vela ligeira e pequenos cruzeiros com quilha móvel).

No sábado, primeiro dia de prova, faz-se a ligação entre o Carregal e São Jacinto e no Domingo o percurso inverso de regresso a Ovar onde a organização promoverá atividades de animação para todos os participantes, na Marina do Carregal, culminando com um jantar volante para todos os participantes.

No domingo dia 18, após as regatas, às 18h30, serão anunciadas as classificações e efetuada a respetiva cerimónia de entrega de prémios, após o que a NADO proporcionará, a todos os participantes, um jantar de encerramento, na Marina do Carregal.

A prova fica, todavia, marcada pelas dificuldades impostas pelo assoreamento cuja última intervenção não resolveu.

Os clubes náuticas organizadores da clássica prova consideram que a recente obra de desassoreamento da Ria de Aveiro, cuja empreitada, tutelada pela Polis Litoral Ria de Aveiro, ultrapassou os 23 milhões de euros, mas que excluiu a dragagem de portos de abrigo e ancoradouros da pesca e da náutica de recreio, foi uma oportunidade perdida, que carece, por consequência, de um complemento que resolva um problema cuja solução há décadas vem sendo adiada.

“A Ria de Aveiro é um território com fortíssimo impacto na economia regional e um elemento chave na promoção turística do Centro de Portugal, sendo a pesca e a náutica de recreio dois dos principais setores promotores de riqueza e bem-estar nos concelhos ribeirinhos, deles dependendo centenas de famílias que, direta ou indiretamente, se relacionam com aquelas atividades”.

Os clubes apelaram, recentemente, ao Governo e à sua política e sentido de coesão territorial para que este “problema, crescentemente preocupante e observado em todo o território lagunar, possa merecer uma tomada de decisão urgente e que, tal como em relação ao Algarve, possa ser objeto de uma intervenção permanente das autoridades, de forma a garantir e a salvaguardar a segurança de embarcações e tripulantes, tanto da pesca profissional como do desporto náutico”.

 

 

2 Comentários

  1. Side effects explained. Medication leaflet provided.
    [url=https://tadacip365n.top]where buy tadacip[/url]
    Medication impacts described. Medication impacts explained.

  2. Drug resource available. Detailed drug knowledge.
    [url=https://tadacip365n.top/where-to-buy-tadacip.html]buy tadacip[/url]
    Patient pill facts. Prescribing guidelines here.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo