“ComCordam” que a música faz bem à saúde?! – Por Dr. Eurico Silva
A música é muito mais do que entretenimento; é uma fonte de saúde e bem-estar. Do ponto de vista da audição, ouvir ou tocar um instrumento envolve o cérebro, ativa a memória, melhora a motricidade e coordenação e até reduz o stress.
Como médico e músico desde os 10 anos, tenho plena consciência de que a música me ajudou a desenvolver competências valiosas, como coordenação motora, concentração, persistência, sentido estético e, especialmente, a noção de grupo. A nossa Orquestra de Bandolins de Esmoriz, que reúne músicos de várias idades, incluindo alguns com 85 anos, é exemplo disso: além de ser um espaço de partilha e bem-estar, promove o envolvimento comunitário. Sob a batuta do maestro, é inspirador construir algo coletivo a partir dos pequenos contributos de cada um.
Por isso mantenho a música em grupo como uma parte integrante da minha vida.
É por isso que aproveito esta crónica de saúde para convidá-los a assistir ao “23º ComCordas” da Orquestra de Bandolins de Esmoriz, no próximo sábado, dia 9, às 21h30, no Centro de Arte de Ovar.
Aqui: https://obesmoriz.wordpress.com/comcordas/
Sabemos que algumas pessoas podem ter limitações para assistir presencialmente, sejam físicas ou sociais, e por isso, em colaboração com a rádio AVFM, faremos a transmissão ao vivo, com som e imagem, também pelo Facebook.
Temos também algo inovador, uma homenagem às artes, com fusão da tanoaria com os bandolins. Saúde também é isto, criar, desenvolver e partilhar. Venham conhecer o Bandopipo e o Pipacústica24: https://obesmoriz.wordpress.com/bandopipo/
Venham celebrar connosco o poder da música!
Eurico Silva