OpiniãoPrimeira Vista
Coleção de Canetas mais que duplicou em dois anos! – Por Constantino Pinho
Gostaria de agradecer publicamente ao Ovarnews bem como aos seus leitores pelo contributo dado para o crescente sucesso alcançado na minha coleção de canetas.
Após a sua divulgação na comunicação social, em especial no Ovarnews, a minha coleção mais que duplicou, tal foi a adesão do público em geral.
Neste momento já ultrapassou as 62 mil unidades na coleção, entre esferográficas, canetas, lápis, penas de aparo e marcadores.
Sou natural de Ovar a residir em Serzedo – V. Nova de Gaia, mas é em Anta – Espinho que tenho guardada a minha coleção de esferográficas. Neste momento tenho 62.327 unidades de várias cores, tamanhos, feitios e matérias, algumas únicas no mundo (ex: esferográficas feitas em Massa-Pão destinadas a uma comemoração, e a esferográfica nº 50.000 que foi feita pelo Grupo de carnaval de Ovar “VAMPIROS” toda feita em esponja), e outras dignas de Museu (ex: caneta em chapa utilizada pelos veterinários para vacinar animais, a pena de aparo com respetivo tinteiro, ou do lápis cujo numero de telefone é apenas 14 , os anos que tem), das quais 49.000 já estão numeradas, registadas e em expositores.
Quando recebo uma remessa de imediato as esferográficas são fotografadas, identificadas, registadas no inventário físico, publicadas no respetivo grupo e guardadas para a seu tempo serem higienizadas com um pano humedecido em sabonete gel e agua, numeradas com uma etiqueta, registadas numa folha Excel e colocadas num expositor, sendo o meu trabalho diário a atualização dos registos sempre por antiguidade de chegada em folhas de 1.000 unidades .
A organização está feita em pastas de série de 1.000 esferográficas por ordem numérica, uma pasta com todas as esferográficas por ordem alfabética (a pasta tem folhas Excel do A ao Z), e uma folha do Excel onde é feito o registo direto, bem como dos temas das esferográficas (ex: Cidades, Clubes, Paises (total), países por seu nome, etc.
O início da coleção foi no ano de 1982, e mais tarde como por brincadeira e com a ajuda de vendedores da empresa onde trabalhava, comecei a juntar umas dezenas, às poucas que andavam nas gavetas lá de casa.
O interesse em colecionar – em 1996 fiz uma viagem de serviço pela empresa à Guiné, e achei interessante ver canetas de publicidade naquele país. Arranjei amizades e trouxe algumas esferográficas de lá que juntei às poucas que já tinha, começando assim o gosto em querer juntar mais para colecionar. Eram poucas, cem a duzentas talvez, mas principalmente no fim do ano, ano após ano ia sempre juntando algumas.
No ano 2000 teria umas 500, talvez menos (eram apenas 2 expositores completos e estava num terceiro). Aí pensei em organizar a coleção, começando a fazer pequenas listas em blocos de apontamentos, onde poderia ver se apareciam algumas repetidas.
Finais da década 10 comecei a ter mais disponibilidade de tempo e fui dando mais atenção à coleção, pelo que resolvi numerar as mesmas e fazer um registo num computador, onde poderia ter todas juntas numa folha do Excel. Em 2016, foi a adesão às redes Sociais e o evoluir da coleção a olhos vistos. Pensei, porque não procurar amigos que já não via há muito tempo e falar desta minha coleção.
Tão boa foi a ideia que de imediato começaram a surgir ofertas de esferográficas, a Anabela Almeida e o Paulo Patrício de imediato me ajudaram, e aí pensei, vou chegar às 1.000 custe o que custar. Ainda me recordo a satisfação que tive em alcançar as 1.000 unidades e as 1.500 que tenho marcadas em realce as mesmas nos expositores.
O êxito foi tal que comecei também a procurar arranjar amizades, ainda que virtuais, em grupos para divulgar a coleção. Reencontrei muitas amizades antigas de escola e não só, familiares que estavam no estrangeiro, e muitos amigos virtuais do Facebook, mas que muito me têm ajudado.
A partir desse momento foi sempre a aumentar mês após mês, ano após ano. A primeira grande experiência num grupo foi com uma amiga e um amigo alentejanos de Évora, ela ofereceu sua coleção que mais cedo ou mais tarde iria para a reciclagem, e ele propôs enviar juntas com umas que tinha para juntar à minha coleção. Foram mais de 2.000 unidades, e que me deu muita força para tentar encontrar mais amizades.
Eu paguei as despesas todas que ele teve com o envio, e ainda mandei uns miminhos de Ovar e de Aveiro para ambos. Quase todas as amizades recebem pequenos miminhos sempre que oferecem esferográficas. Depois foram surgindo amizades de muitos pontos do País (algumas ainda são virtuais outras já são reais), exemplos de, Albergaria, Alcains, Alijó, Alter do Chão, Alvalade-Sado, Alvarelhos-Trofa, Amadora, Arada, Arouca, Aveiro, Barcelos, Beringel, Bunheiro, Caniço, Carvalhos, Casal dos Crespos, Celorico de Basto, Charneca da Caparica, Coimbra, Cortegaça, Coruche, Costa da Caparica, Espinho, Felgueiras, Figueira da Foz, Furadouro, Gondomar, Gouveia, Granja, Grijó, Guilhovai, Guimarães, Lagos, Lisboa, Lousado, Maceda, Macedo de Cavaleiros, Macieira de Cambra, Mangualde, Marco de Canavezes, Matosinhos, Mesão Frio, Milheirós de Poiares, Montijo, Murtosa, Nelas, Oliveira Hospital, Ourém, Paço de Arcos, Penafiel, Pernes, Perosinho, Peso da Régua, Pinhal Novo, Porto, Rio Tinto, S. Brás de Alportel, S. João da Madeira, S. Paio de Oleiros, Salreu, Santa Maria da Feira, Santarém, Santiago do Cacém, Sarilhos Grandes, Senhora da Hora, Serpa, Sesimbra, Silvalde, Torrão do Lameiro, Vale de Cambra, Válega, Vendas Novas, Viana do Castelo, Vil de Matos, Vila Nova de Gaia, Vila Nova de S. Bento, etc, e claro não podendo deixar de falar de Ovar e Serzedo.
Também tenho recebido remessas de amigos que estão na Bélgica, França, Canadá, EUA, REINO UNIDO, ESPANHA, SUIÇA, etc, amigos incansáveis, com os quais continuo a ter contato e que me vão ajudando. As despesas com o envio das encomendas via CTT são de minha conta. As amizades que não aceitam receber o valor das despesas, esse valor (arredondado) vai para uma caixinha para ajudar causas sociais sempre com o apoio do nome das amizades. Do estrangeiro conheci 2 amigos virtuais, um da Holanda e outro do Brasil que enviaram mais de 100 esferográficas cada um, e de Moçambique reencontrei um amigo de longa data que também enviou uma dezena para a coleção.
São estes momentos maravilhosos e estes atos, que tornam ainda mais valorizada esta minha coleção e o apoio do OvarNews.
Com a coleção já ajudei causas solidárias. Os amigos das causas juntavam esferográficas, e eu atribuindo um valor simbólico ajudava a pagar tratamentos de recuperação dos meninos, e sempre fazia um expositor dedicado à respetiva causa. Atualmente continuo a ajudar os meninos do Espinho Solidário, o Banco Alimentar de Viana do Castelo, e os nossos amigos de 4 patas da APADO de Ovar com alimento, (só é pena não ter mais adesão dos amigos da APADO).
Sobre a coleção, as 49.000 esferográficas numeradas, e registadas, estão distribuídas por 354 expositores, todos eles personalizados com temas diversos, e em várias caixas transparentes destinadas a grandes coleções oferecidas (cada uma tem toda a coleção superior a 1.000 unidades).
Na coleção não há cores partidárias nem clubísticas, para mim todos são iguais, todos têm o mesmo tratamento. Existe um expositor dedicado a CLUBES, onde será colocada uma esferográfica de qualquer clube que chegue, sendo profissional ou amador, sem diferenciar a modalidade, (já são 83 clubes) o que interessa é ser um clube, português ou estrangeiro, mas também tenho 3 expositores destinados aos títulos dos três grandes, um expositor é só vermelho e branco, outro só azul e branco e outro só verde e branco. Os temas e títulos dos expositores surgem conforme a proveniência das esferográficas.
Exemplo: Bragança pode ser caretos, Montezinho…, Algarve pode ser corridinho, praias…, Madeira pode ser monumentos, turismo, festa da flor…, etc. conforme a zona surge a ideia procuro fotos e crio o tema.
CURIOSIDADES DA COLEÇÃO
Já estão representados na coleção 91 Países com um total de 5.542 esferográficas (só dos Estados Unidos são 3.504), 82 municípios, 38 Juntas freguesia, e 148 localidades de Portugal. Tenho expositores próprios destinados aos países com respetiva bandeira, Municípios com 1 esferográfica de cada Camara e Junta freguesia. Também tenho um expositor dedicado exclusivamente às amizades, no qual está colocado o nome de todos os que vão arranjando esferográficas, pois também fazem parte da história da coleção.
– Se cada esferográfica pesar em média 10 gramas e ocupar um espaço na vertical de 1,5 cm2, posso dizer que já tenho mais de 616 kgs de esferográficas num espaço de mais de 14 m2. Para as poder espalhar na horizontal cada metro2 leva em média 570, seria preciso mais de 108 m2 para poder expor todas as esferográficas.
– Segundo estudos realizados cada esferográfica em média dá para riscar num comprimento de 1639 m, e como segundo ERATÓSTENES a terra tem de perímetro cerca de 40.000 Km, com as minhas esferográficas poderia traçar uma linha à volta da terra por duas vezes e meia
Em Dezembro de 2022 foi aparição da coleção na Imprensa local.
Em Novembro de 2023 foi o batismo na Televisão, reportagem da Porto Canal.
Em Setembro de 2024 foi a publicação na revista E do Jornal Expresso. A minha coleção foi a escolhida como exemplo para um artigo sobre colecionismo.
Sucesso atrás de sucesso.
Após a reportagem da Porto Canal e a publicação na imprensa (tanto em papel como digital), a coleção mais que duplicou com a aceitação e o incentivo do público, mas ainda me falta ter esferográficas de muitas zonas do Pais, por exemplo, do Minho e Trás os Montes não tenho quase nada, da zona Sul até ao Algarve e da Madeira já vai aparecendo ofertas mas dos Açores não tenho nada, falta muita coisa para ficar com a coleção mais completa, pelo que gostaria num futuro próximo conhecer amizades dessas zonas do País com o intuito de conseguir representações de todo o Portugal continental e ilhas.
Também ainda não perdi a esperança de conseguir esferográficas da América Central, pois que da América do Sul já consegui arranjar algumas através do meu amigo de Alijó) e claro de outros países de outros continentes que ainda não tenha. Os portes são de minha conta, e os amigos que não aceitam ser reembolsados nunca ficam prejudicados.
Espero que este agradecimento vos encontre bem e fico ao dispor.
Cumprimentos,
Constantino Pinho