Empresas

Cinco maneiras de promover o distanciamento social no escritório

Mesmo que o avanço da Covid-19 no país já esteja aparentemente controlado, com a curva
de contágio estável em níveis baixos, ainda é muito importante continuar a seguir as
medidas mais básicas para impedir o contágio após o desconfinamento, já que é nos
pequenos descuidos que a situação pode mudar.

Por isso, é fundamental que todos façamos a nossa parte, principalmente em ambientes com
muitas pessoas, como os escritórios. Confira então como se pode promover o distanciamento
social no local de trabalho:

Organize o ambiente
Nada adianta dizer para manter o distanciamento se o ambiente não permite esta medida. Por isso, é
muito importante que o local de trabalho seja organizado de modo a permitir a distância de pelo menos 2 metros entre os trabalhadores, com as mesas e cadeiras mais afastadas.

As vantagens vão além da prevenção contra a Covid. Em um artigo para o portal MAGODECASA, a personal organizer Marcela Campos ressaltou que a organização que o distanciamento exige pode ajudar também no próprio trabalho: “Os móveis mais afastados dão maior sensação de liberdade e organização, o que influencia a mente dos trabalhadores e os torna mais produtivos ao aumentar a capacidade de atenção e
concentração”.

Não permita descuidos
No meio do expediente, pode ser que algum dos membros do escritório cometa algum
descuido por conta da sensação de segurança no ambiente entre conhecidos. Para evitar
essas atitudes, todos devem manter-se atentos constantemente, não permitindo que ninguém relaxe
nos cuidados preventivos. Então, se virmos algum colega cometer um deslize, não devemos
ter vergonha de conversar e informar.

Alterne os horários de descanso
Pelo menos por enquanto, o ideal é que os funcionários tirem os seus momentos de descanso
em horários separados, evitando pequenas aglomerações nos locais compartilhados do
escritório. Na hora do almoço, também é importante o revezamento. Lembre-se de que, mesmo
nas pequenas folgas, não conversar de perto com seus colegas e não formar grupos com
muitas pessoas.

Dê preferência às trocas virtuais
Se você precisar entregar um papel a um colega de trabalho no meio do expediente, ou até
mesmo fazer algum pequeno comentário, dê preferência aos meios virtuais. Envie o arquivo
e peça para que ele mesmo imprima e converse através das plataformas de mensagem.
Assim, evita-se a movimentação de pessoas no ambiente, o que diminui muito os perigos
de contaminação.

Espalhe os itens essenciais em vários pontos do escritório
Alguns itens se tornarão obrigatórios nos escritórios, como o álcool em gel. Mas, lembre-se
de espalhar vários frascos em diferentes pontos do ambiente. Além de evitar pequenas
aglomerações em volta do álcool, isso ainda facilita a prevenção dos trabalhadores e
diminui a movimentação no local de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo