CulturaPrimeira Vista

Chef Pedro Pinto dá asas à sua criatividade no “Solalua” do Vice-rei da Ombria Algarve

Há um vareiro a apurar paladares no novíssimo Vice-rei da Ombria Algarve, inserido no projeto Ombria Algarve, um resort que se anuncia como o “novo destino de luxo sustentável”, a apenas 8 km de Loulé, aberto desde o início de outubro.

Os gourmets devem procurar “Solalua”, onde o chef executivo Pedro Pinto dá asas à sua inesgotável criatividade.

Os pratos aqui são servidos num restaurante que se espalha pela praça central do hotel, com um balcão de bar que domina a sala. É revestido com azulejos de nogueira, iluminados por dentro; uma visão contemporânea dos azulejos de Portugal e, porque não, da terra Natal do Chef ovarense.

Os pratos incluem as tradicionais bolas de Berlim, mas desengane-se se pensa que são iguais às vendidas nas praias de todo o país no verão por rapazes que tocam uma campainha e gritam “bolas, bolas”. Aqui são recheadas com caranguejo e servidos como entrada, ou com gelado de leite de cabra e mel local para pudim.

A cozinha portuguesa está no centro da oferta culinária, claro – até pizzas artesanais emergem do forno a lenha cobertas com figos, atum fumado ou porco ibérico. Mas cada um dos seis restaurantes e bares tem personalidade própria e toques da comida nacional. O Ombria Kitchen oferece refeições durante todo o dia numa sala com tetos altos, vistas amplas e cerâmica colorida feita localmente.

A ementa aposta na comida de conforto e inclui pratos tradicionais como as amêijoas à Bulhão Pato, perfumadas com coentros, alho e azeite, uma cataplana (prato de cozinha abobadado em cobre que remonta ao tempo da ocupação mourisca) de marisco e o bem algarvio frango piri-piri.

O Salpico é o restaurante junto à piscina que oferece pratos de requintado presunto fumado e curado, o presunto local, de porco preto alimentado com bolota, polvo assado com batata doce ou pizza com azeitonas locais.

No Café Central estão disponíveis pão caseiro, snacks ligeiros e pastéis – os adorados pasteis de nata. Além da área de estar fica a loja do hotel com uma variedade vibrante de cerâmica para babar.

O Bellvino é um wine bar que aposta na charcutaria local, nos queijos de cabra e de ovelha e nas azeitonas caseiras como acompanhamento dos vinhos portugueses.

Enquanto Chef Executivo do Vice-rei da Ombria Algarve, Pedro Pinto acredita que o projeto se tornará um marco na região. Ele vê-o como uma lufada de ar fresco na cena hoteleira do Algarve, oferecendo uma experiência que promove a natureza e o luxo moderno numa região predominantemente conhecida pelos seus destinos gastronómicos costeiros.

 

Botão Voltar ao Topo