Certificado digital passa a ter validade de nove meses
A partir desta terça-feira o certificado de vacinação passa a ter validade de nove meses. O Certificado Digital COVID-19 da União Europeia passa a ter esta validade oficial para viagens dentro do espaço comunitário.
Mas há mais novidades! O certificado digital passa também a incluir informação sobre doses de reforço da vacina.
O Certificado Digital COVID da UE é um documento digital que constitui prova de que uma pessoa:
- foi vacinada contra a COVID-19, OU
- recebeu um resultado negativo num teste, OU
- recuperou da COVID-19
A partir de amanhã o certificado digital passa a ter mais validade e passa também a ter informação sobre as doses de reforço da vacina. Os Estados-membros devem aceitar certificados de vacinação por um período de 270 dias após a segunda vacina de duas doses ou de uma, no caso de dose única.
Atualmente essa informação pode ser consultada na secção Vacinas, também da app do SNS. A informação sobre os novos dados do certificado foi publicado pela Comissão Europeia, em comunicado:
A partir de amanhã [terça-feira, dia 1 de fevereiro] começam a aplicar-se as novas regras sobre um período padrão de aceitação de 270 dias para os Certificados Digitais COVID-19 da UE, na vertente da vacinação, utilizados para viagens dentro da UE.
Em Portugal o Governo exige atualmente a apresentação de um teste negativo à COVID-19 (seja PCR ou de antigénio) para efeitos de viagens áreas dentro da UE. No entanto, de acordo com as recomendações de Bruxelas, será necessário rever as restrições.