Cartaz das Fogaceiras criado em quatro países
África do Sul, Brasil, Portugal e Venezuela
Pela primeira vez na sua história, o Município de Santa Maria da Feira envolveu a diáspora portuguesa na criação do cartaz promocional da Festa das Fogaceiras, a mais antiga e emblemática festividade religiosa do concelho, celebrada anualmente a 20 de janeiro e recriada na África do Sul, Brasil e Venezuela.
Por estes dias, há trabalho intenso a decorrer em estúdios de fotografia de Pretória, Rio de Janeiro, Santa Maria da Feira e Caracas, para que a imagem promocional da próxima edição da Festa das Fogaceiras exalte o papel das comunidades portuguesas na preservação desta tradição secular. O resultado final, que vai ocupar diferentes suportes de comunicação, será desvendado brevemente.
O cartaz promocional é o ponto de partida de um conjunto mais alargado de ações de envolvimento da diáspora portuguesa na Festa das Fogaceiras de 2025, ano particularmente simbólico, que celebra o reencontro em Santa Maria da Feira, 20 anos depois, das três associações que recriam esta festa além-fronteiras.
“É muito gratificante o que está a acontecer, sobretudo pelo grande entusiasmo que sentimos neste trabalho de equipa, que envolve quatro países de três continentes, três casas regionais portuguesas que recriam a nossa festa mais identitária, quatro protagonistas de uma história comum e quatro fotógrafos que vão materializar esta vontade do Município de Santa Maria da Feira de reforçar a ligação da nossa diáspora às tradições feirenses e de homenagear a dedicação e persistência de todos os que fazem acontecer a Festa das Fogaceiras no Mundo”, sublinha o presidente da Câmara, Amadeu Albergaria.
O objetivo é que a imagem promocional desta edição traduza a união, a identidade e a diversidade que caracterizam a Festa das Fogaceiras e a sua recriação além-fronteiras. Do trabalho conjunto dos fotógrafos Humberto Barbosa (Santa Maria da Feira), Maria Capazario (Pretória), Jorge Mar Braga (Brasil) e Victor Peneda (Caracas) resultará uma imagem coletiva, que obedece às mesmas especificidades técnicas e cuja edição e pós-produção será finalizada pelo fotógrafo feirense.
O conceito do cartaz, a operacionalização de todo o processo e o design são da responsabilidade da Divisão de Comunicação, Relações Públicas e Internacionais da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, que estima apresentar a primeira imagem no início de novembro.
Recorde-se que, no dia 20 de janeiro de 2005, por ocasião das comemorações dos 500 anos da Festa das Fogaceiras, delegações da Associação da Comunidade Portuguesa de Pretória, da Casa da Vila da Feira e Terras de Santa Maria no Rio de Janeiro e da Associação Civil Amigos das Terras de Santa Maria da Feira em Caracas juntaram-se em Santa Maria da Feira e integraram todos os momentos solenes, civis e religiosos, da festividade feirense.
“Para além de verdadeiras embaixadas feirenses no mundo, estas associações são importantes polos sociais e culturais junto das comunidades portuguesas. Faz todo o sentido que regressem a Santa Maria da Feira e à Festa das Fogaceiras, 20 anos depois do primeiro e único encontro que as juntou na terra mãe”, vinca o autarca feirense.
No Brasil, o ano de 2025 também será simbólico para a Casa da Vila da Feira, que assinala 70 anos de recriações da Festa das Fogaceiras no Rio de Janeiro, no histórico bairro da Tijuca, onde está sediada a associação. Também na Venezuela e África do Sul a Festa das Fogaceiras será recriada no final de janeiro pelas comunidades portuguesas.