Carta aberta à Ministra do Ambiente e Energia – Por Fernando Almeida
Exm.ª Sra. Ministra do Ambiente e da Energia,
Venho por este meio manifestar a minha preocupação com o problema da erosão costeira no Município de Ovar, nomeadamente nas praias do Furadouro, Maceda e Cortegaça.
As medidas previstas para as nossas praias pecam por tardias e apenas dizem respeito a obras de reforço da proteção da costa, continuando a faltar um compromisso por parte do Governo para uma intervenção de fundo de real combate ao avanço do mar.
Confesso que fiquei surpreendido com o anúncio feito pela Sra. Ministra relativamente a um investimento de 28 milhões de euros na Figueira da Foz, pois esperava que, simultaneamente, fosse anunciada a intervenção tão ansiada por todos os Vareiros nas praias do concelho de Ovar.
Relembro que este problema se arrasta há imenso tempo, com promessas eleitorais de sucessivos governos, mas sem qualquer solução. Entretanto, o mar tem avançado muito rapidamente e o areal tem vindo a desaparecer, colocando pessoas e bens em risco e provocando efeitos nefastos na economia local.
Chamo, também, a sua atenção para o aterro sanitário existente em Maceda que tem o mar a poucos metros de distância e que se nada for feito poderá resultar num desastre ambiental.
Exmª Sra Ministra,
Permita-me questionar para quando está prevista uma intervenção de fundo nas praias de Ovar, que não se limite apenas à proteção da costa?
Peço-lhe informação concreta, pois cá por Ovar já estamos cansados de ser iludidos por vários Governos e, neste momento, só queremos respostas concretas ao nosso maior problema.
Termino dizendo-lhe que nada tenho contra o investimento anunciado para a Figueira da Foz, mas não consigo compreender como é que é possível ter deixado o Município de Ovar de fora.
Ovar não merece continuar a ser ignorado pelo Governo!
Os meus respeitosos cumprimentos,
Fernando Camelo de Almeida
(Deputado Municipal em Ovar)