Saúde
Câmara de Ovar diz que PSD votou contra reabertura da Urgência para não onerar OE
A Câmara Municipal de Ovar disse hoje que o PSD chumbou a reabertura da Urgência do hospital local na preparação do Orçamento de Estado (OE) porque a sua prioridade era não sobrecarregar as contas nacionais para 2025.
A reação da autarquia do distrito de Aveiro liderada pelo PSD surge após as críticas que a semana passada foram dirigidas ao respetivo executivo e ao seu partido por parte da estrutura socialista local, que, a par de outros políticos do concelho, acusou os sociais-democratas de adotarem “um discurso em Ovar e outro na Assembleia da República”.
aumentassem a despesa prevista no Orçamento inicialmente apresentado pelo Governo. Entre essas propostas incluía-se a da reabertura do serviço de urgência do Hospital de Ovar”.
A Câmara aproveita depois para realçar que, embora os socialistas vareiros não o tenham referido no seu comunicado, “os deputados do PS também não votaram favoravelmente a proposta de reabertura das urgências de Ovar”.
“Se houvesse uma vontade real e efetiva do PS de reabrir o serviço de urgência, e não apenas uma tentativa de criar um facto político para as eleições autárquicas, os socialistas teriam votado favoravelmente as propostas na especialidade e elas teriam sido aprovadas fosse qual fosse a posição do PSD”, garante o executivo camarário – notando, aliás, que foi isso o que “aconteceu quando o PS se aliou ao CHEGA e outros partidos da Oposição para aprovar medidas diferentes das do PSD”.
A mesma fonte da autarquia reafirma o compromisso do atual executivo “em defender os interesses da população de Ovar e continuar a valorizar o seu Hospital”, declarando que esse “tem sido um tema prioritário para o presidente da Câmara, Domingos Silva”.
“Durante as negociações para a integração do Hospital de Ovar na Unidade Local de Saúde do Entre Douro e Vouga, [o autarca] questionou diretamente a Ministra da Saúde sobre a reabertura do serviço de urgências.
A resposta do Ministério, embora clara, foi negativa, referindo que, no quadro atual, não existem condições para reabrir o serviço de urgências no Hospital de Ovar”, revela a autarquia.
A.C.