CulturaPrimeira Vista

Bombeiros de Ovar proporcionam encontro de Troupes de Reis

O cantar dos Reis em Ovar, até há pouco tempo uma prática exclusiva dos homens, democratizou-se e hoje integra também senhoras, enfim, é de todos os chamados “reiseiros” e “reiseiras”.

É uma secular tradição vareira que acontece entre o Natal (25 de dezembro) e o dia de Reis (6 de janeiro), assumindo características diferenciadoras de outras regiões do país.

Acompanhados por instrumentos musicais, grupos de amigos e conhecidos (reiseiros) vão de casa em casa entoando cantigas com que se deseja boas festas e um feliz ano novo e se pede um donativo em três números.

Na linha das tradições musicais portuguesas (e no âmbito de Educação Musical e de Música), os reis de Ovar há muito que são manifestação de empatia com a comunidade educativa. Na escola, as quadras são preparadas com os alunos, atividade que fomenta a criatividade e o gosto da poesia.

Mas quem fala em professores fala em outras instituições que se associam à tradição “inventada” por António Dias Simões. Os Bombeiros Voluntários de Ovar formaram a sua própria Troupe de Reis e há vários anos que disponibilizam o seu novo auditório para quem quer ouvir a trdição. Veja também:

Botão Voltar ao Topo