Política

BE de Ovar à margem da vida organizada do partido – Por José Lopes

O Bloco em Ovar continua à margem dos direitos estatutários básicos, sem órgão de direção, cuja Comissão Coordenadora Concelhia assumidamente perdeu legitimidade, sendo negado igualmente a possibilidade de constituição de um núcleo capaz de dar resposta organizativa estatutária à generalidade dos aderentes que então se continuavam a rever no Bloco e a manifestar entusiasmo, disponibilidade e empenho para reforço e afirmação do partido.

Passaram mais de dois anos em que se cristalizou um cenário de desagregação e crise interna, que deixou o BE em Ovar sem direção política, e sem perspetivas de a nível distrital e nacional haver qualquer iniciativa que resgate o partido neste concelho, do abandono a que ficou votado, em que os aderentes, independentemente do seu posicionamento neste processo, ficaram igualmente à margem da vida organizada no Bloco.

Perante tanto silêncio e desvalorização do estado em que se encontra a organização do BE em Ovar, persistentemente alertado junto dos vários órgãos de direção nacional, para que os aderentes de Ovar e seus direitos estatutários sejam respeitados e tidos em linha de conta pelos órgãos competentes do partido/movimento. As divergências e posicionamentos críticos que resultaram em falta de confiança política, no âmbito local e distrital, acabaram como fatores incómodos ao ponto de deixar para trás a generalidade dos aderentes, numa concelhia que reconhecidamente tinha capacidade de organização e iniciativa política própria, como sempre foi reconhecido pelos próprios dirigentes, responsáveis pelo desenvolvimento deste processo que remeteu o BE de Ovar ao silêncio, há falta de iniciativa politica, ao imobilismo, à desarticulação e ao inevitável enfraquecimento e demissionismo.

A expectativa de que ainda seria possível construir caminhos transformadores, é cada vez mais uma ilusão ou desilusão. Assim a V Conferência Nacional fizesse arrepiar tal caminho de deixar aderentes para trás, por manifestarem diferentes análises politicas.

José Carlos Lopes in boletim da V Conferência Nacional do Bloco de Esquerda

Botão Voltar ao Topo