A história da arquitectura portuguesa é extremamente rica. Com um legado imenso em todo o do planeta, a junção das referências góticas e barrocas, características das construções históricas do nosso país, serviram de base para muitos projectos realizados em outros países.
Em Ovar e algumas outras cidades do planeta a influência é tão grande que num rápido passeio já é possível notar toda a influência portuguesa no edificado. A grande marca de arquitetura lusa é o azulejo. Actualmente, o azulejo é considerado um símbolo da cultura ovarense e nacional, a ponto de comemorarmos o Dia Nacional do Azulejo.
Toda esta tradição em torno do azulejo começou em 1498, quando D. Manuel I ficou impressionado com as peças que encontrou numa visita a Espanha e decidiu utilizá-lo em sua casa. Depois disso, o azulejo caiu nas graças do povo português e logo entrou num processo de redefinição, criando-lhe novas estéticas. E é esta a principal influência da arquitetura portuguesa para o mundo que dura até hoje.
Actualmente, pode dizer-se que o azulejo é uma peça de culto, graças aos diversos conteúdos na
Internet que incentivam a decoração com a sua utilização. A designer de interiores Juliana Perin, do site
SweetestHome, aprofundou o assunto na sua coluna: “Várias redes sociais têm o poder de
resgatar itens que estavam um pouco esquecidos e trazê-los novamente para o imaginário
colectivo. Isso aconteceu com o azulejo português, que hoje é novamente uma peça apreciada
no mundo inteiro. Geralmente, eles são associados com outra ideia que está em alta: a das
casas verdes. A combinação de plantas com os azulejos é uma das mais desejadas pelos
jovens que começam a decorar o próprio lar”.
Além da utilização na decoração, a estética dos azulejos azuis e brancos também é apropriada
em outros itens para casa. É comum encontrar copos, pratos, jarras e talheres com desenhos
que remetem à marca portuguesa. Até mesmo papéis de parede que simulam a combinação de
peças estão a ter muita procura na actualidade.
As referências ao estilo português influenciam também a cultura pop. O maior expoente deste
movimento é o jogo “Azul”, criado pelo ‘game designer’ alemão Michael Kiesling, que foi vencedor
do prémio Spiel des Jahres (que premeia jogos de cartas e de tabuleiros) de melhor jogo do ano
de 2018. Todo o jogo gira em torno dos azulejos portugueses, já que os jogadores competem
como artesãos do palácio de D. Manuel, escolhendo a quantidade e o estilo correcto das
peças decorativas.
Também é possível encontrar vários influenciadores digitais cujo assunto principal é esta peça
decorativa, com perfis nas redes sociais voltados exclusivamente à postagem de fotos de locais
que visitaram e que são revestidos de azulejos. Com esse sucesso, a estética do azul e branco
também influencia designers em diversas áreas, a ponto de vermos em todo o mundo
marcas e peças gráficas que remetem à nossa tradição.