Autoridade Marítima Nacional: Um dia, a Casa vem abaixo
A voz popular ouvida no Furadouro lamenta o “abandono” a que a praia tem estado votada num rol de queixas que é longo.
A estas junta-se o “estado de degradação e perigo iminente” em que se encontram as instalações da Autoridade Marítima Nacional (AMN) da praia vareira.
O tema motivou “um alerta” em recente reunião do executivo municipal, com o vereador socialista Henrique Moreira levantou o assunto, solicitando à edilidade que ”deve alertar e pressionar a entidade competente para que proceda à necessária reabilitação do edifício”.
Apesar de reconhecer que “não é uma situação da competência da Câmara”, o vereador Henrique Moreira (PS), sublinhou a importância de manter o imóvel em boas condições, já que serve de apoio à Polícia Marítima e meios do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) durante a época balenar.
O presidente da Câmara Municipal concordou e lembrou que “há cerca de 8 anos” já tinha sido feita “uma proposta de cedência” da casa em madeira, “propondo-se”, inclusivamente, “assumir a sua requalificação”. Só que, acrescentou Domingos Silva, “ao fim de vários anos de impasse o município desistiu da sua intenção”
O edil adiantou, ainda, “que mais recentemente, em contacto com o Capitão do Porto de Aveiro, sensibilizou-o para o estado de profunda degradação do edifício e da necessidade de se encontrar uma solução para o mesmo.”