Motores

Autocarros elétricos movidos a hidrogénio da CaetanoBus transportaram atletas de todo o mundo nos Jogos Olímpicos de Paris

A CaetanoBus continua a fazer história, desde vez ao produzir autocarros elétricos movidos a hidrogénio para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024. A empresa portuguesa, no top 3 dos fabricantes Europeus de autocarros elétricos a hidrogénio, produziu autocarros em Portugal de última geração para o transporte de atletas, staff e convidados VIP durante os Jogos Olímpicos Paris 2024.

A CaetanoBus produziu em Portugal de 12 autocarros a hidrogénio que estiveram a operar nos Jogos Olímpicos Paris 2024, tendo o feedback de passageiros de todo o mundo, motoristas e de transporte sido muito positivo e
considerando estes autocarros como uma excelente alternativa Zero-Emissões para os autocarros diesel convencionais.

Estes autocarros são do modelo H2.City Gold, que conta atualmente com mais de 200 unidades vendidas e em diversos paises europeus, em pouco mais de 3 anos de comercialização em Portugal, Alemanha, Espanha, França, Itália, Áustria, Finlândia e Hungria, o que demonstra a confiança e a procura cada vez maior por soluções de mobilidade a hidrogénio.

O H2.CityGold, co-branded com a Toyota, é um autocarro de 12 metros de piso baixo, com carroçaria de alumínio e que já está equipado com a mais recente geração da pilha de combustível da Toyota (Gen 2.5) com uma potência nominal de 70 kW. Estes autocarros estão também equipados com um conjunto de baterias de tecnologia LFP, com capacidade de 80 kWh e um motor elétrico com uma potência de pico de 180 kW. Esta é uma combinação perfeita que assegura a melhor eficiência energética do mercado, oferecendo uma autonomia de 600 km, sendo capazes de igualar a autonomia dos autocarros convencionais a diesel num único abastecimento.

A CaetanoBus ainda desenvolveu um projeto impar e amplamente reconhecido, com o intuito de assegurar o transporte de atletas com mobilidade reduzida durante os Jogos Paraolimpicos Paris 2024. A empresa levou a cabo a reconversão de 2 demonstradores do seu modelo H2.City Gold, especificamente para garantir o transporte dos atletas paraolimpicos, cujos jogos iniciarão no final do mês de Agosto. Pela primeira vez e graças a estes autocarros desenvolvidos em Portugal, uma equipa completa de Basquetebol e de Rugby em Cadeira de Rodas serão transportadas de autocarro a hidrogénio para as competições.

O desenvolvimento e produção destes autocarros elétricos movidos a hidrogénio para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024 são mais um grande marco na história desta empresa do Grupo Salvador Caetano, como refere o CCO da CaetanoBus, Nuno Lago de Carvalho, que realça tamvém a posição da CaetanoBus na vanguarda na indústria, e no desenvolvimento continuo de soluções inovadoras que respondem aos desafios da mobilidade urbana Zero-Emissões.

Botão Voltar ao Topo