Cultura

Aurea em modo sinfónico com 200 estudantes

Augusto Trindade é o diretor artístico do FIMUV – Festival Internacional de Música de Paços de Brandão e não disfarça o entusiasmo: o fim-de-semana de 19 e 20 de outubro vai ser um dos mais interessantes na história do certame, graças a dois concertos “de superior qualidade técnica e simbologia pedagógica”. No primeiro caso, o mérito é do Vision String Quartet, coletivo alemão que, fundado em 2012, tem na sua base uma rigorosa formação erudita, mas se define como uma banda, pela forma “livre, criativa e inovadora” como experimenta com os clássicos e pelo modo como aplica diferentes estilos a composições de autoria própria, “evitando abordagens convencionais”.
No segundo concerto, a expectativa é gerada pela cantora portuguesa Aurea, cuja performance “já habitualmente impressionante vai ser sublimada pela Orquestra 3éfes” e respetivo coro, o que significa que a artista estará acompanhada por cerca de 200 jovens estudantes das três academias oficiais de música do município de Santa Maria da Feira.
Com bilhetes ao preço de 10 euros e início às 21h30, o espetáculo dos Vision String, no dia 19, dará a conhecer quatro jovens instrumentistas de cordas que, a partir de Berlim, vêm cativando plateias de vários continentes com uma frescura e jovialidade que não dispensa integridade técnica e artística. No Europarque, isso ficará bem visível no programa do concerto, com uma parte dedicada a Ravel e outra a um set sobre o disco “Spectrum”, constituído exclusivamente por temas compostos pelos quatro músicos.
Augusto Trindade garante que o concerto deixará evidente a versatilidade do quarteto, que “tanto interpreta repertório clássico como folk, pop, rock, funk e até música minimalista” – e que, além disso, “ainda produz e realiza os seus próprios videoclips”. Esse conjunto de qualidades permite-lhe cativar simultaneamente as plateias mais tradicionais e os novos públicos, pelo que não surpreende que o coletivo conte com vários prémios no seu palmarés, receba apoio da organização supra-federal Deutsher Musikrat e tenha negociado a sua exclusividade discográfica com a editora Warner Music.
Uma artista de topo a ajudar 200 jovens músicos
No dia seguinte, domingo, é Aurea que sobe ao palco do Grande Auditório do Centro de Congressos Europarque, para um concerto em que será acompanhada por cerca de 200 instrumentistas e cantores da Orquestra 3éfes, que integra estudantes das três escolas oficiais de música do concelho, em concreto a Academia de Música de Paços de Brandão, a Academia de Música de Santa Maria da Feira e o Conservatório de Música Terras de Santa Maria.
Com bilhetes a preços entre os 10 e 15 euros, o espetáculo materializa uma parceria que, para Augusto Trindade, é particularmente relevante pelo que envolve de formação pedagógica e profissional. “Coloca jovens músicos, ainda a estudar, em contacto com as exigências do meio profissional, o que lhes permite”, realça o diretor do FIMUV, “ganhar uma experiência valiosíssima em termos de prestação e desempenho, capacidade de resistência, gestão do nervosismo e relação com o público”.
Apontada como uma das mais bem-sucedidas e populares artistas do atual panorama musical português, Aurea tem estado a preparar com a Orquestra 3éfes um total de 14 temas e acredita que, tanto para os músicos em palco como para os espectadores, a experiência será “mágica”. Premiada com um Globo de Ouro como “Melhor Intérprete Individual” e distinguida dois anos consecutivos com o galardão “Best Portuguese Act” da MTV Portugal, a cantora afirma: “Será uma honra partilhar o palco com estes artistas incríveis e, juntos, vamos criar uma fusão especial entre o meu repertório e os arranjos orquestrais. Ao lado de talentosos jovens músicos do município de Santa Maria da Feira, tenho a certeza que será um concerto singular, verdadeiramente inesquecível”.

Botão Voltar ao Topo