Política

Atualização do Plano Distrital de Emergência de Aveiro – comunicado

Na sequência da grave situação desencadeada pelos incêndios florestais que estão em curso no Distrito de Aveiro, e da consequente ativação do Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil de Aveiro, informa-se que se regista uma significativa melhoria da situação.

As zonas mais problemáticas encontram-se agora no município de Arouca.
Estão em resolução os incêndios nos municípios de Águeda, Oliveira de Azeméis e Sever do Vouga. O incêndio de Albergaria-a-Velha encontra-se em fase de vigilância.

Permanecem cortadas as seguintes vias: EN-326-1 (Arouca-Alvarenga) e EM 236 (condicionada entre Regoufe e Ponte de Telhe, em Arouca).

Recomenda-se à população a continuação de especial atenção às medidas de autoproteção/prevenção face aos incêndios rurais, e que sejam tidas em conta as ordens das autoridades territorialmente competentes, mantendo-se
atenta ao desenvolvimento da situação.

A qualidade do ar encontra-se muito
degrada em algumas regiões, pelo que o os grupos sensíveis, cuja capacidade respiratória se encontra em formação ou debilitada (crianças, idosos e doentes asmáticos, p.ex) deverão seguir as recomendações da Direção Geral de Saúde.

Mantém-se o Estado de Alerta Especial (EAE), para o Dispositivo Especial de Combate Incêndios, no nível VERMELHO, até 19SET24, para Portugal Continental, no sentido da garantia do permanente acompanhamento das ocorrências, através do respetivos Comandos Sub-regionais e de um aumento das ações de monitorização e prontidão.

A Comissão Distrital de Proteção Civil de Aveiro

Botão Voltar ao Topo