CulturaPrimeira Vista

“As carolices do Avô Carlos”, uma exposição que é um tributo em movimento

“As carolices do Avô Carlos” é uma exposição que reúne mais de 20 construções em madeira que desafiam as leis da física, da autoria do vareiro Carlos Andrade.

A mostra de engenhocas em madeira foi inaugurada em 2024 e tinha prazo previsto para encerrar no final do ano. No entanto, o súbito falecimento do autor, em 28 de dezembro de 2024, levou a Fábrica de Ciência Viva de Aveiro a manter a exposição, tornando-a permanente. Sandra Granja, coordenadora da área expositiva daquela instituição, explicou-nos que “o acontecido não teve influência direta na decisão, já que o sucesso da exposição já nos tinha feito decidir por manter mais tempo”.

“As carolices do Avô Carlos” é uma exposição em que os visitantes podem interagir com muitos brinquedos em madeira, repletos de ciência, construídos pelo maker sénior “Avô Carlos”. Uma catapulta que atira bolas bem longe, um carro com rodas quadradas que anda suavemente, engenhocas com roldanas, alavancas e gruas são alguns dos exemplos das curiosas construções que se podem encontrar nesta exposição, com algumas surpresas pelo meio. As engenhocas, avise-se desde já, têm o dom de desafiar as leis da física. O que parece impossível de funcionar, funciona mesmo.

Aliás, Sandra Granja refere que “o Professor Carlos era um perfeccionista e, por isso, só trouxe para a exposição as peças que considerava perfeitas, porque ele tinha muitas mais. Quem sabe, um dia, poderemos trazer mais engenhocas para cá”, promete.

Quem é o “Avô Carlos”?

Carlos Marques Andrade, natural de Ovar, foi professor de eletricidade e mecânica. Desde pequeno que se dedicou a diversas atividades, como canalização e mecânica, das quais beneficiou de muitas aprendizagens.

Posteriormente ingressou na Escola Industrial e, quando terminou o curso, começou a dar aulas de oficinas de eletricidade, tendo-se aposentado em 1996.

Desde então ocupa grande parte do seu tempo na criação de trabalhos científicos e na construção de projetos, tentando sempre que os mesmos sejam baseados em materiais simples e reutilizáveis.

“Faz as coisas por amor, por gosto”

Nos últimos anos, Carlos Andrade vinha colaborando, em diversas ocasiões, com a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro em workshops e projetos STEAM, que decorrem no Dóing Makerspace.

“As carolices do avô Carlos” é uma exposição com engenhocas, gruas, alavancas, construções fora da caixa feitas em madeira pelas mãos do avô Carlos, numa mistura feliz entre engenharia, arte e ciência.

A exposição destina-se a um público com mais de cinco anos. Crianças dos cinco aos 12 devem ir acompanhadas por um adulto. De resto, é apreciar e aprender o que saiu da carolice do avô Carlos.

Botão Voltar ao Topo