Arroz com História: tradição em mãos
A cultura do arroz faz parte da tradição e identidade da região. Os férteis e alagadiços terrenos do Baixo Vouga Lagunar fornecem as condições ideais para o cultivo deste cereal, e os arrozais trazem encanto e vida às paisagens do concelho de Estarreja, onde esta cultura se mantém nos dias de hoje.
Desde a germinação da planta até ao bago de arroz cozinhado, há todo um ciclo com diversas etapas, como a sementeira, plantação, monda e colheita. Com a orientação de experientes produtores de arroz da região, o BioRia convida a recordar tempos idos, arregaçar as mangas e entrar [literalmente] nas terras férteis de Salreu e Canelas. Uma compilação de experiências únicas, da terra à degustação do bago, que lhe permitirá entender e valorizar como nunca o cultivo do arroz!
Outrora impulsionador da economia local, o cultivo do arroz ganhará novo fôlego com a inauguração do museu Fábrica da História, nas antigas instalações da “Hidro-Eléctrica” de Estarreja. Este novo equipamento cultural pretende avivar a memória e as tradições associadas ao cultivo do cereal e à indústria do descasque.
Depois da sementeira e da plantação, já com a planta-do-arroz bem desenvolvida, chegou a altura de fazer a monda! Com a orientação de um produtor de arroz da região, vamos arregaçar as mangas e entrar nas terras alagadas para fazer a monda de um arrozal de Canelas! Esta ação permite controlar plantas que competem com a planta-do-arroz, potenciando assim o seu desenvolvimento e produtividade.
Este método pretende controlar espécies vegetais que competem com a planta-do-arroz e que reduzem o seu desenvolvimento e produtividade, e é por isso bastante importante no ciclo de cultivo. Uma atividade que no passado juntava dezenas de pessoas nos arrozais do Baixo Vouga Lagunar, e que permitirá a todos os participantes experienciar na primeira pessoa mais uma etapa da cultura do arroz, com orientação de um orizicultore da região.
Nas antigas instalações da “Hidro-Eléctrica” de Estarreja, onde em tempos era efetuado o descasque do arroz, e que em breve abrirá portas como espaço museográfico “Fábrica da História – Arroz”, o BioRia promove um showcooking desenvolvido por um chef convidado, e onde poderá provar os pratos tendo o arroz como protagonista, num conceito farm-to-table. Depois de acompanhar no terreno algumas das fases do ciclo do arroz – sementeira, plantação, monda e colheita – chega a tão esperada hora do público degustar o delicioso arroz do Baixo Vouga Lagunar!
25, 26 In humans, the fraction of AML cases expressing CD123 in early progenitor populations ranges from 70 to 95 how to buy priligy in usa