Arquivado pedido de classificação de interesse nacional do Cineteatro de Ovar
O instituto público Património Cultural indeferiu o pedido de classificação de interesse nacional do antigo Cineteatro de Ovar, por considerar que o imóvel não reúne condições para esse estatuto.
“Foi determinado o arquivamento do pedido de abertura de procedimento de classificação de âmbito nacional. (…) A decisão fundamentou-se no parecer da Divisão de Cadastro, Inventário e Classificação de que o imóvel não reúne os valores patrimoniais inerentes a uma distinção como valor nacional”, lê-se no documento datado de outubro, divulgado pela agência Lusa.
No entanto, o instituto admite a possibilidade de se avançar para outro processo: “[Ficamos] a aguardar que, em caso de desenvolvimento de procedimento de classificação como monumento de interesse municipal, (…) essa câmara nos informe da abertura do mesmo, bem como da sua conclusão, (…) tendo em vista o respetivo registo e posterior divulgação”.
Questionada pela Lusa sobre a classificação de âmbito municipal, a autarquia responde: “Neste momento, essa hipótese não se coloca”.