Covid-19

APA assume necessidade de reabilitar troço sul da defesa aderente do Furadouro

O presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, tem estado vigilante e reiterou que o avanço do mar “é o problema do nosso concelho e continuaremos, independentemente do Governo que estiver em funções, a lutar pela procura de soluções para esta problemática que afecta a população residente no aglomerados urbanos e as actividades económicas instaladas na frente de mar". 

Por outro lado, referiu o edil, "a nossa orla costeira é uma das riquezas naturais de Ovar que pretendemos potenciar enquanto pólos de atração turística e de dinamização da economia local”. 

Entretanto, o vice-presidente APA – Agência Portuguesa do Ambiente, Alexandre Simões, visitou, esta sexta-feira, a orla costeira do concelho de Ovar, tendo em vista a verificação in loco da problemática da defesa da Costa no território Concelho de Ovar, que tem vindo a piorar nos últimos dias devido às condições atmosféricas e ao estado do mar. 

A visita teve início na Praia de Esmoriz, prosseguindo para sul e passando pelas praias de Cortegaça, Maceda e Furadouro, constatando-se que as situações mais gravosas são as de Furadouro Sul e Cortegaça Sul. 

A visita terminou com uma reunião de trabalho, no salão nobre dos Paços do Concelho, na qual foi efectuado um ponto de situação dos trabalhos em curso e dos previstos, no âmbito do denominado PAVPL – Plano de Ação e Valorização e Proteção do Litoral.
 
\"\"Assim, no âmbito deste Plano estão previstas quatro intervenções no presente ano de 2014:
– Proteção Dunar e Minimização de Riscos nos Acessos às Praias do Litoral Centro;
– Proteção e Estabilização Dunar da Praia de Cortegaça; 
– Estudo e Projeto da defesa na Frente do Aterro Sanitário a Sul da Praia de Maceda;
– Reabilitação de troços das defesas aderentes de Esmoriz, Cortegaça e Furadouro.
 
Neste momento, encontram-se em fase de conclusão, duas intervenções do PAVPL, designadamente a Proteção e Requalificação da Praia de Maceda e a 2ª fase da Proteção da Marginal na Frente Marítima da Praia do Furadouro. 
 
Sensibilizados com a verificação in loco do problema da orla costeira, com a auscultação da população e partilhando das mesmas preocupações, os presentes assumiram o compromisso de, no âmbito da esfera das suas competências, diligenciar junto da tutela no sentido da resolver esta problemática que afecta o concelho de Ovar, nomeadamente nos casos mais urgentes e emergentes, como é o caso da Reabilitação da defesa aderente do troço sul da Praia do Furadouro.

One Comment

  1. Good day! Do you know if they make any plugins to
    help with SEO? I’m trying to get my website to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good success.

    If you know of any please share. Many thanks! You can read similar blog here: Eco product

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo