O António e o Luís são dois amigos que vão participar, no próximo mês de Julho, na Yukon 1000, a prova mais dura de Canoagem do Mundo.
São 1.600 quilómetros em auto suficiência, mais de metade dos quais sem acesso a apoio, em que participam apenas 30 duplas selecionadas através de currículo e entrevista entre mil candidatos.
São dois atletas com uma enorme experiência em expedições, com currículo na Canoagem de Velocidade, Maratona, Águas Bravas, Mar e Kayak Surf, o que lhes permite encarar este desafio com uma enorme expetativa.
O vareiro António Palavra tem ampla experiência neste tipo de provas, mas quer ir mais além: “Por vezes sentimos a necessidade de sair da nossa zona de conforto e de testar o nosso limite físico e mental”.
António Palavraé um entusiasta por tudo o que é desporto e apaixonado pelo kayak. Tem já algumas conquistas notáveis, incluindo o 1º lugar por equipas em Åmot – Sjoa, Noruega, uma presença destacada na “Adidas SickLine” e o título nacional de K1 500m veteranos. Também participou três vezes na Red Bull Dolomitenmann pela equipa da Redbull Portugal. Na Noruega, o seu país de residência, divide a sua vida como professor e nas águas bravas, servindo de exemplo de paixão para todos ao seu redor.
Com Luís Vieira forma a primeira equipa portuguesa a enfrentar o desafio épico da Yukon 1000, uma competição de kayak que se estende do Canadá ao Alasca e que é considerada a mais longa e a mais dura no mundo.
Luís, optometrista e apaixonado pela canoagem desde os 11 anos, também tem uma história marcada por expedições em destinos exóticos como Equador, Nepal ou Marrocos, além de competições em diversas modalidades dentro do kayak.
Amigos de longa data, Luís e António já enfrentaram juntos expedições desafiadoras e em contextos muito difíceis como foi na Patagónia e na descida do rio Futaleufu no Chile. No nosso país, desceram o Rio Paiva em condições nunca antes tentadas, mostrando não apenas habilidades técnicas excepcionais, mas também coragem e determinação inabaláveis.
A sua ligação e apoio mútuo, provenientes de uma amizade já com alguns anos, são fundamentais para a abordagem meticulosa e a colaboração exemplar que têm nas suas expedições.
Agora, juntos, enfrentam o maior desafio das suas vidas na Yukon 1000, em total isolamento numa região inóspita poucos conhecida, onde há animais selvagens, uma realidade cuja capacidade de sobrevivência também será testada a cada instante.
A dupla está a angariar fundos para apoiar esta missão extraordinária. O dinheiro doado servirá para suportar todos os custos inerentes à realização da prova (equipamento, mantimentos, estadia, etc).
Ao ajudar, estará a contribuir para fazer história, permitindo que o Luís e o António representem Portugal nesta competição lendária, inspirando outros a superar os seus próprios “Yukons”.
Boa sorte amigos e regressem em segurança para contar a história!