DesportoNataçãoPrimeira Vista

Alunos partilham experiências com Rodrigo Patrício, atleta de alta competição de natação adaptada

Para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro) nas comunidades escolares do Agrupamento de Escolas de Ovar (AEO), o departamento de educação especial dinamizou várias atividades integradas na Semana da Pessoa com Deficiência que se realizaram de 2 a 6 de dezembro.

O momento de encerramento contou com a participação dos alunos dos Centros de Apoio às Aprendizagens (CAA) da Escola Secundária José Macedo Fragateiro e da Escola EB 2.º ciclo António Dias Simões e no dia 5 com a participação especial do ex-aluno, Rodrigo Patrício, que partilhou com os alunos de quatro turmas 5.º e 6.º ano, a sua história de vida.

O espirito deste Dia Internacional da Pessoa com Deficiência tem como objetivo “promover os direitos e bem-estar das pessoas com deficiência, na sociedade e a sua participação nos vários domínios social, cultural, cultural económico e político.” “Sensibilizar para o cumprimento da «Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência» e para a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, são outros objetivos que, direta ou indiretamente, se relacionam com esta causa.”

Este ano o tema é «Promover a liderança das pessoas com deficiência para um futuro inclusivo e sustentável».

Com a mesma missão de sensibilização, e, inclusão em meio escolar e na comunidade local, o departamento de educação especial do AEO, propôs atividades, como o “Mural de sensibilização à diferença”, que reuniu várias
dezenas de mensagens em que os alunos sintetizavam a sua opinião sobre o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, incluindo as que resultaram da atividade no mesmo âmbito da disciplina de EMRC.

Rodrigo Patrício à conversa com alunos
Atleta de alta competição em natação adaptada, Rodrigo Patrício, de 19 anos de idade, foi um convidado especial nesta Semana da Pessoas com Deficiência assinalada na Escola EB 2ºciclo António Dias Simões, escola em que frequentou o 2.º ciclo, após ter passado pela EB1 de S. Donato e pelo acompanhamento da equipa da então Unidade de Ensino Estruturado de Autismo. Num percurso escolar que passou pela Escola Secundária Júlio Dinis (AEO-Sul), a que mais gostou, como confidenciou nesta sessão, e ainda a Secundária de Esmoriz (AEO-Norte).

A história da sua vida desportiva, indissociável da força e determinação na relação com a Perturbação do Espectro de Autismo que não foi obstáculo para este especialista da superação se tornar um vencedor e um campeão.

Na modalidade de natação adaptada tem ganho provas e campeonatos nacionais e internacionais, como atleta da “Feira Viva Natação Adaptada ”, e na seleção nacional da Federação Portuguesa de Natação, com destaque para a sua prestação nos Jogos Paralímpicos Europeus na Finlândia. Percurso desportivo em que se destaca a mais recente “marca nacional dos 200 metros Bruços” conquistada pelo Rodrigo Patrício.

Os alunos fizeram muitas perguntas satisfazendo as suas curiosidades do vasto curriculum desportivo do Rodrigo Patrício, que acompanhado pela dedicada e encorajadora mãe, Rosa Oliveira, na qual sempre
encontrou apoio, compreensão e muita amabilidade, porque sempre acreditou na sua “extraordinária determinação e força de vontade deste seu filho, para vencer as várias etapas da vida e da sociedade em que as diferenças ainda são difíceis obstáculos, mas que, exemplos como os do Rodrigo permitem acreditar que serão vencidos.”
Tudo começou, nesta intensa e rigorosa dedicação e entrega à prática da natação adaptada, quando aos 6 anos de idade iniciou atividades ao nível da natação.

Inicialmente manifestava dificuldades a nível da motricidade, mas acabou por aprender a nadar e a integrar-se na formação e posteriormente na equipa da “Feira Viva”, na componente desportiva da modalidade na natação adaptada, através de “muito, muito trabalho”
como fez questão de insistir aos alunos nestas sessões na Biblioteca Escolar da EB 2ºciclo António Dias Simões no dia 5, para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Feira Viva reconquista título de campeão nacional de inverno na Guarda

Tudo isto numa semana em que a equipa masculina da Feira Viva Natação Adaptada bateu a concorrência do Sporting CP e FC Porto para revalidar o título de campeã nacional de inverno no Campeonato Nacional de Inverno realizado, este fim de semana, na Guarda. Também a equipa feminina fechou a sua participação no pódio da competição tendo alcançado o terceiro lugar nacional.

Era um fim de semana à altura da responsabilidade aquele que se pedia à equipa campeã (masculina) e vice-campeã (feminina) nacional da época 2023/24. A lutar pela revalidação do título nacional, “superação” foi a palavra de ordem que se traduziu na reconquista do estatuto de “campeão de inverno” para a equipa de Santa Maria da Feira.

Após a realização de 35 provas, a Feira Viva Natação Adaptada somou 230 pontos, ficando à frente de Sporting CP (228 pontos) e FC Porto (158).

“É o culminar de um trabalho contínuo de superação e competição que realizamos todos os dias”, garante Paulo Sérgio Pais, diretor-geral da empresa municipal Feira Viva Cultura e Desporto.

Também a equipa feminina alcançou o pódio nacional tendo ficado apenas atrás da Associação Desporto Adaptado do Porto (ADADA) e do FC Porto.

“Parabéns a todos os envolvidos, desde os atletas, a toda a equipa técnica e sem esquecer as famílias que são o grande pilar de todas as conquistas. Esta equipa orgulha Santa Maria da Feira e prova diariamente que quem sonha, trabalha e luta, conquista”, sublinhou Paulo Sérgio Pais.

Depois de um fim de semana ao mais alto nível, os atletas da equipa Feira Viva Natação Adaptada foram recebidos efusivamente no Mercado de Natal de Santa Maria da Feira pelo presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Amadeu Albergaria, pelo diretor-geral da Feira Viva Cultura e Desporto, Paulo Sérgio Pais, e por largas dezenas de pais e familiares.

Diretamente da Guarda para Santa Maria da Feira viaja também uma mão cheia de recordes nacionais alcançados pelos atletas Samuel Duarte (400m Livres PC, 100m Estilos PC e 200m Estilos PC), Rodrigo Patrício (200m Bruços PC) e Carolina Silva (200m Livres PC).

De referir que, à semelhança da época passada, será atribuída classificação coletiva, em femininos e masculinos, após o somatório dos dois Campeonatos Nacionais, de inverno e verão, sendo os vencedores anunciados no final da última sessão do Campeonato Nacional de Verão. A Feira Viva Natação Adaptada é atualmente a equipa campeã em título masculina da época 2023/24 e vice-campeã nacional feminina.

JL e FV

 

Botão Voltar ao Topo