Ajuda humanitária partiu de Ovar rumo a Valência
Duas semanas depois das catástrofe em Valência, as operaões de limpeza ainda estão longe do fim e toda a ajuda é bem recebida. De Portugal partiu esta manhã uma.
Uma carrinha carregada com bens essenciais partiu de Ovar em direção a Valência, esta madrugada de sexta-feira.
Verónica Cunha, um dos elementos da organização que tem recolhido bens no município ovarense, diz que, neste momento, as equipas de salvamento necessitam, essencialmente, “material de construção e material de limpeza, nomeadamente pás, galochas, fatos de proteção, máscaras FFP2, luvas”.
Para além disso, é ainda requisitado por parte das equipas de resgate bebidas e barras energéticas, alimentos e produtos para crianças como fraldas e toalhitas.
Comida para animais, álcool gel e lixívia são outros dos produtos necessários.
“Foi-nos pedida muita lixívia porque há muita água parada, muita carne que está a apodrecer que saiu de talhos, restaurantes e casas. Foi-nos pedida lixívia para fazer a desinfeção, aliás toda a roupa que se está a mandar já tem de ser higienizada, lavada a 60 graus”, explica.
Verónica Cunha sublinha que “isto só foi possivel pela solidariedade de amigas e clientes do meu estabelecimento, pois a adesão para esta missão foi a possível, neste momento, em Ovar”.
“Mesmo assim, conseguimos e vamos levar ajuda a quem precisa”, concluiu.
Há 50 pontos de recolha oficiais por todo o país. Pode encontrar toda a informação necessária na página de Facebook do movimento “Juntos por Valência”.