“Ah, Amália – Living Experience” é a primeira experiência biográfica imersiva de Amália Rodrigues
Esta experiência é uma viagem de emoções de mão dada com uma das mulheres mais inspiradoras de sempre – Amália Rodrigues.
Amália é mais do que a Rainha do Fado – é a sua Alma. Não é só um ícone cultural, é uma inspiração emocional. E para conhecermos não basta explicar. Amália vive-se e vai-se vivendo. Absorvendo, sentindo. Nem sempre vai aparecer igual.
Uma experiência que só nos faz sentido que seja assim: sensorial, viva. Que cruze todos os sentidos e emoções – o som, o visual, o virtual, o imersivo e o inesperado. Amália de forma nunca antes vista, ouvida, sentida. E o espetador fará parte dessa troca.
Ao longo de 700m2, no novo polo cultural da capital, no 8 Marvila, na Praça David Leandro da Silva, em Marvila, os visitantes são guiados pela voz da fadista, a embarcar numa viagem única pelo espólio material e imaterial da artista, instalações cenográficas, tecnologia de ponta, conteúdos dinâmicos e interativos, aliados a um storytelling que conjuga o físico com o digital.
Nas oito salas deste percurso expositivo, recorrendo à arquitetura do próprio espaço, combinamos diferentes ambientes temáticos, onde é possível conhecer Amália nas suas várias dimensões – artística, social, pessoal e internacional – com uma componente cénica e visual de grande impacto, a instalações físicas, luminosas, sonoras e visuais. Com o objetivo de criar ambientes sensoriais e espaços fotografáveis, capazes de traduzir todas as dimensões e a grandeza de Amália, num formato mais impactante.
A biografia imersiva de Amália e do fado será um surpreendente mergulho no tempo, na obra, na história, no país e na cidade. Cruzando uma instalação cénica de grande impacto com uma experiência de realidade virtual, as dimensões física e digital encontram-se para proporcionar uma experiência única, em que é possível viver a Amália de ontem, de hoje e de sempre.
Numa das salas somos levados a conhecer Amália através de uma experiência imersiva a 360º, com recurso a multimédia e videomapping, permitindo ao espectador sentir-se parte desta “Estranha forma de vida”. Num holograma à escala real e uma cenografia que replica o palco do Olympia, em Paris, o público terá a possibilidade única de presenciar uma atuação da fadista.
«Ah Amália.
Ah fadista!
É inspiração, é poesia.
É uma estranha forma de vida.
“O Fado não se canta – acontece.” Ela dizia.
E Amália não se conta. Inspira-se, expira-se. E vive-se.»
Revolucionária e encantadora, é eterna e é etérea, Amália é o retrato do Fado e de um imaginário que apaixona o mundo inteiro. Amália transcende a matéria, vive nas referências de todos, na história de uma cultura e na representação de um povo. É próxima de todos e para todos. É uma vida própria e imortal. Um convite a entrar na vida de uma mulher inspiradora e conhecer toda a sua profundidade, de uma forma inovadora, interativa e absolutamente sensorial.
Ah, Amália – Living Experience, junta a SP Entertainment e a Fundação Amália Rodrigues pela voz de uma cultura. Esta exposição não seria possível sem o apoio inesgotável da Fundação Amália Rodrigues, cuja missão é promover e divulgar o contributo de Amália para a afirmação da identidade nacional.
E se a varina foi tantas vezes cantada pela diva do fado, há neste projeto ainda um “toque” vareiro que, a seu tempo, será conhecido.
Os bilhetes custam entre 15€ e os 20€. Mais informação, aqui.