Manda a tradição que, na manhã do 1.º de Janeiro, a família AFIS se reúna, desça da cidade ao mar e, num misto de arrojo e valentia, se lance às “tépidas” águas do oceano.
Todavia, este ano, devido ao alerta amarelo para agitação marítima, emitido pelo IPMA para o dia 1 de Janeiro de 2024, o AFIS/Ovar desaconselha o banho “no nosso mar”.
Contudo, “esperamos por todos na tradicional caminhada e corrida entre Ovar-Furadouro-Ovar”, alerta o clube.
Para os interessados, resta a informação de que a concentração será, como sempre, no Alto Saboga, às 9h30. No Furadouro, há mesa improvisada frente ao mar, Bolo-Rei e Vinho do Porto esperam os participantes, prolongando o convívio e fazendo destes momentos bem passados o prenúncio dum próspero e feliz Ano Novo.
IPMA lançou o aviso de que há sete distritos, onde há praias, que estão sob aviso amarelo devido à forte agitação marítima, o que significa que, nas praias que pertencem a estes distritos, este primeiro mergulho do ano, no mar, por ser perigoso.
Os sete distritos que estão com aviso amarelo são Viana do Castelo, Braga, Porto, Leiria, Aveiro, Coimbra e Lisboa. O IPMA prevê ondas de noroeste com 4 a 5 metros de altura. As autoridades marítimas alertam para o perigo de eventuais mergulhos de Ano Novo no mar.
Quanto à noite de fim de ano deverá ser sem chuva, apesar de haver previsão de esta cair no início do mês de janeiro de 2024.