LocalPrimeira Vista

Abastecimento de energia elétrica reposto em Ovar e Estarreja

O abastecimento de energia elétrica já foi reposto em Ovar e Estarreja.

Murtosa e Aveiro também estão a receber eletricidade. O Grande Porto terá energia dentro de duas horas. Grande Lisboa vai demorar cinco ou seis.

A REN disse ainda hoje esperar que a eletricidade seja restabelecida em todo o país durante a noite, após o corte generalizado no abastecimento elétrico em toda a Península Ibérica e parte do território francês.

“Espero que nós consigamos ter o sistema totalmente equilibrado durante esta noite”, disse aos jornalistas João Faria Conceição, administrador da REN – Redes Energéticas Nacionais, em conferência de imprensa em Sacavém, concelho de Loures.

O responsável garantiu que no que depender da REN, o país “vai acordar amanhã [terça-feira] com eletricidade”. “Infelizmente, não é só a REN que conta, é todo um sistema e, esse, nós estamos a interagir da forma mais cuidadosa que nós sabemos, para garantir que não damos passos em falso”, ressalvou.

João Faria Conceição salientou que numa situação destas, “é absolutamente crucial” não dar passos em falso, sob pena de comprometer toda a recuperação efetuada até ao momento.

“Registou-se um apagão total do país, por volta das 11h33. Ainda não temos toda a certeza sobre as causas, mas momentos antes assistimos a uma grande oscilação de tensões na rede espanhola. O nosso sistema estava a fazer importação, e com isso o sistemas de controlo dispararam e houve um desequilíbrio total”, referiu ainda quando questionado sobre as causas, não confirmando tratar-se de um ciberataque.

Botão Voltar ao Topo