A M&L CLINIC está de Parabéns pelo seu segundo aniversário
Em ambiente de celebração e balanço, conversámos com Lima Nogueira acerca do percurso da M&L CLINIC, dos desafios diários e dos planos que se fazem para o futuro.
A M&L CLINIC festejou o seu 2º aniversário, realizando, ao mesmo tempo, a inauguração do espaço onde se desenrolaram estes dois anos de dedicação e de promoção de um serviço de excelência. Foi dinamizada uma festa que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, do presidente da Junta de Freguesia de Maceda, Miguel Silva, e muitos utentes e amigos.
A clínica sediada em Maceda, no concelho de Ovar, abriu portas em dezembro de 2020 e logo no ano seguinte registou “um bom crescimento” que se prolongou em 2022. “A questão da Pandemia impediu um crescimento maior”, observa Lima Nogueira, Diretor Clínico da M&L CLINIC. No entanto, “neste segundo ano, estamos a atingir os objetivos que tínhamos previsto”. Ressalva que, “a especialidade que nos alavanca o crescimento é a Medicina Dentária que tem registado uma procura crescente”.
Em dezembro de 2020, a M&L CLINIC tinha tudo pronto para abrir quando a Pandemia se agravou. “Tivemos de adiar a abertura e chegamos a pensar que iria ser um mar de dificuldades; nem a inauguração pudemos fazer por causa da questão da proibição dos ajuntamentos”. Apesar dos obstáculos, a abertura deu-se. “Eu tinha a experiência dos hospitais, dos Equipamentos de Proteção Individual e dos circuitos de doentes: implementamos cá esses protocolos e abrimos. A medo, mas abrimos.”, recorda Lima Nogueira.
Ana Montezinho e Lima Nogueira sabiam que abrir um projeto deste nível num meio relativamente pequeno ia ser difícil, mas acreditaram sempre. “Eu sou desta terra, a minha esposa também é conhecida por causa do seu trabalho na Medicina Dentária e, juntos, conseguimos proporcionar cuidados a algumas das pessoas que já nos conheciam. E outras vieram atrás destas. Na verdade, isto fez com que a Pandemia não fosse um travão tão grande quanto pensávamos que iria ser. É sempre mais complicado fazer vingar um projeto quando se é da comunidade onde se trabalha porque há algum ceticismo associado”.
A pouco e pouco, a equipa foi tomando em consideração as necessidades transmitidas pelos utentes, ouvindo as pessoas que chegavam e perguntavam por esta ou aquela especialidade ou serviço e começaram a perceber o que fazia falta na comunidade. “Algumas especialidades como Neurologia, Reumatologia e Endocrinologia conseguimos ter cá, outras não temos essa capacidade por serem menos disponíveis. Mas não conseguimos nós nem muitos outros privados”, explica Lima Nogueira. “As instalações também não permitem uma expansão tão grande a esse nível”.
Na M&L CLINIC damos valor àquilo que são as necessidades das pessoas e uma coisa que se verificou é que “as pessoas querem ser ouvidas e vistas com tempo e sem pressas e é isso fazemos aqui: aquilo a que chamo de Slow Medicine”, salienta.
Quais são as especialidades disponíveis na M&L CLINIC?
A M&L CLINIC dispõe de consultas de Medicina Preventiva e Familiar, Gestão de Hipertensão Arterial, e todas as valências que digam respeito à Clínica Geral e Consultadoria em Saúde. Há pessoas que querem saber a que consultas é que podem ir, onde vão com os exames que têm e essa orientação nós podemos fornecer. Na Medicina Dentária também temos vindo a ganhar cada vez mais qualidade, pois começámos por fazer Dentisteria Geral e temos agora uma equipa com especialização em Ortodontia (incluindo a Ortodontia Invisível), Endodontia e de forma cada vez mais significativa Implantologia. Contamos também com a fisioterapeuta Filipa Gomes , bastante popular no nosso meio, e que tem aqui o seu espaço de Fisioterapia Personalizada, mais focada na pessoa, sem as “pressas da terapia em grupo”. Somam-se a isto outras valências como Psicologia e Psiquiatria, Medicina Interna, Pneumologia, Neurologia, Reumatologia, Endocrinologia, Podologia e Enfermagem – a pouco e pouco consegui integrar na equipa profissionais que eu conhecia e de quem tinha boas referências, num regime de demanda, sem horários fixos, mas que podem ser requisitados a qualquer momento. A verdade é que não havia nada deste género em Maceda e agora temos um leque bastante bom de especialidades – já não é preciso ir para longe para ver um especialista na área pretendida. Mesmo na Medicina Estética temos uma resposta pronta e de qualidade ao nível das melhores clínica médicas da área e com toda a confiança e sigilo.
Que preços é que são praticados? Tem acordos e protocolos?
Para não falar de valores em concreto, julgo que os valores praticados são nivelados à comunidade, não são preços de grande cidade. Contudo, não temos interferência nos preços das especialidades cujos honorários dependem de cada médico. Tivemos o cuidados de celebrar protocolos com coletividades locais que têm um desconto adicional e não temos acordos com muitos seguros por opção própria: consideramos que não permitem os atos que seriam necessários para um bom atendimento do doente. Temos acordo com a Médis Dental no âmbito da Medicina Dentária porque é um seguro equilibrado para a clínica e para os seus clientes. Importa-nos garantir qualidade às pessoas e, neste momento, considero que a relação custo/benefício é vantajosa para o doente com o regime existente.
Qual é a aposta principal?
A M&L CLINIC aposta num atendimento de qualidade e de proximidade, que usa o fator tempo para tentar perceber o melhor possível a queixa dos seus utentes, no contexto da tal “Slow Medicine” – uma Medicina tranquila em contraponto com a “Factory Medicine” que se pratica nos grandes grupos privados. Queremos que o doente se sinta bem e que verifique que o seu problema foi resolvido e que o processo foi levado até ao fim, com bom “feedback” e sucesso. Ao praticarmos um bom serviço, com qualidade, honestidade e profissionalismo, as pessoas vão divulgar porque foram bem atendidas, vão dizer bem do nosso trabalho e assim, chegamos a mais pessoas.
O que reserva o novo Ano de 2023?
Para o próximo ano temos o desejo de renovar um pouco mais. Vamos tentar melhorar a nossa imagem, reforçar a nossa marca e gostaríamos de ver a nossa equipa crescer. Na questão do pessoal, a equipa já tem momentos em tem de suportar uma pressão grande na área do atendimento, pelo que queremos garantir uma experiência no atendimento melhorada face à que já existe. Estamos a criar postos de trabalho, tentando sempre manter e melhorar os padrões de qualidade a que vamos habituando as pessoas. Estas sabem que somos uma clínica pequena, mas bem sedimentada, em que os utentes são atendidos a um nível comparável com outras instituições de qualidade sendo que, não nos revemos na ideia de um negócio de saúde. Ao conseguirmos isso, ao apostar em serviços de referência, ganhamos a confiança e a fidelidade dos utentes.
PERFIL
Lima Nogueira e Ana Montezinho são os mentores do projeto M&L CLINIC.
O Dr. Lima Nogueira é especialista em Medicina Geral e Familiar e Pós-Graduado em Medicina de Doente Crítico, integrando atualmente o quadro permanente da equipa da Urgência Geral do Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira. Colabora ainda com a Unidade de Cuidados Continuados do Hospital Dr. Francisco Zagalo, de Ovar. Aprofundou conhecimentos na área da hipertensão arterial e colabora diretamente com a Sociedade Portuguesa de Hipertensão. Uma das suas mais-valias, assegura, “é que cresci nesta comunidade, fui farmacêutico aqui, fiz internato médico na USF da Barrinha, em Esmoriz e isso dá-me conhecimento da comunidade onde nos inserimos. Muitas pessoas que nos visitam, já me conheciam e isso confere-me à-vontade e facilidade de adaptação às necessidades dos meus utentes”.
A Dra. Ana Montezinho é uma dentista que ganhou experiência a trabalhar com os melhores profissionais da área. É uma profissional atenta e com sensibilidade de “dentista de família”, pela proximidade com os seus pacientes e pela valorização das especificidades e singularidade de cada um. Conhece-lhes o nome, os filhos, sabe as características particulares dos pacientes para poder dar a melhor resposta às suas necessidades. Teve uma aposta clara no seu crescimento profissional nos últimos anos investindo de forma incisiva na sua especialização em várias áreas como Endodontia e Ortodontia, elevando ainda mais o padrão de qualidade dos cuidados prestados. É valorizada pela sua objetividade e seriedade na gestão dos problemas relativos à Saúde Oral.