Válega: Requalificação da Escola Oliveira Lopes na ordem do dia
A reunião do executivo de hoje deverá autorizar a celebração de um contrato com a entidade responsável pelo projecto de requalificação do edifício sede da Escola Oliveira Lopes, de Válega.
A equipa técnica autora do projecto, que foi apresentado em Assembleia de Freguesia, na quarta-feira, é liderada por João Borges (descendente dos irmãos Oliveira Lopes), Alice Semedo e Célia Machado, e teve como proponente a Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes e o apoio da Junta de Freguesia de Válega.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, a proposta contempla a transformação da velha escola num edifício multiusos que “irá projectar muito Válega e todo o Município de Ovar”.
O projecto prevê uma biblioteca, salas de aulas, promoção de indústrias criativas, sala de esposições, museu, sala de espectáculos e um auditório.
O presidente da Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes, Augusto Pinho, diz que foi com “grande regozijo” que viu integradas no estudo preliminar apresentado “algumas das nossas sugestões”.
O dirigente agradece o “arrojo dos actuais executivos da Câmara Municipal de Ovar e da Junta de Freguesia de Válega, que desde a primeira hora demonstraram vontade de requalificar a Escola Oliveira Lopes”.