“Gato por Lebre” no Centro de Arte
A Contacto vai voltar a apresentar “Gato por Lebre”, de Georges Feydeau, com encenação de Manuel Ramos Costa, hoje, às 16 horas, no Centro de Arte de Ovar.
“Gato por Lebre” é uma comédia cheia de trocadilhos, monólogos e diálogos absurdos, envolvendo dois casais, a filha de um deles, um mordomo, uma criada e um visitante, suposto tenor, e o noivo de conveniência da jovem. Pacarel, um abastado burguês que se diz ter ganho muito dinheiro a fabricar açúcar sonha em levar à cena na ópera de Paris uma versão da sua filha, Julie, de “Faust” de Gounod, contando com um seu amigo de Bordéus de nome Dufausset para lhe encaminhar um famoso tenor da região do Loire chamado Dujeton.
Disposto a oferecer ao cantor um contrato de valor atraente, contava Pacarel ganhar ainda mais-valias junto da companhia de ópera.
Entretanto, surge-lhe em casa um jovem vindo de parte de Dufausset, afinal filho deste, e que Pacarel julga ser o famoso cantor, que seria afinal filho ilegítimo do amigo e que usaria o nome artístico de Dujeton. O jovem, sem perceber o equívoco, vai entrando no jogo e logo é empurrado para assinar o contrato de trabalho com Pacarel e para prestar provas na Ópera.