Dom Roberto Mariz em visita pastoral à paróquia de Válega

Dom Roberto Mariz, Bispo Auxiliar do Porto, visitou a Paróquia de Santa Maria de Válega – Ovar, na primeira semana de abril. À sua chegada, junto da Igreja Matriz, estavam presentes o pároco, alguns elementos do Conselho Económico, o presidente da Junta de Freguesia e um pequeno grupo de pessoas que o quiseram receber e conhecer melhor. Depois de uma visita guiada à Igreja que é conhecida pelos seus azulejos policromados e por isso muito visitada, Dom Roberto agradado sublinhou que “é importante saber de onde vimos”.
Ao longo da semana percorreu os quatro cantos da paróquia visitando instituições, empresas e associações para se inteirar da realidade em que a paróquia está inserida. Vendo e ouvindo, deixava sempre uma palavra oportuna para cada ocasião. No contacto com as crianças nas escolas, no desporto, na cultura e na catequese soube sempre descer ao seu nível e suscitar interesse e alegria. Assim como com os adolescentes e jovens mostrando o seu à-vontade e boa disposição. Com os idosos e doentes ouvia as suas histórias e deixava uma mensagem de conforto e esperança. Demonstrou sempre simplicidade, bom humor e uma forma simples de interagir com todos.
Na Junta de Freguesia com representantes de 22 coletividades, quis conhecer cada uma delas e agradecer o trabalho incansável que fazem no âmbito cultural, desportivo e de solidariedade para o bem da comunidade falando da sua própria experiência em anteriores funções e por isso conhecedor de muitas das realidades aí partilhadas.
Durante a sua estadia, D. Roberto Mariz teve ainda oportunidade de visitar o Museu Escolar Oliveira Lopes, e impressionado com a dimensão do mesmo, deixou a sua mensagem no livro de visitas ilustres “Não existe presente nem futuro, sem memória. Parabéns pelo vosso trabalho”. Já no Centro de Saúde foi recebido cordialmente pelo médico delegado e depois de uma visita às instalações, tomou conhecimento da realidade e população que o mesmo serve. Aí não à lista de espera pelo médico de família!
Mais no âmbito paroquial, presidiu à eucaristia em quatro das sete capelas durante a semana; no sábado celebrou com as crianças da catequese e administrou o crisma a 35 jovens e adultos. Na missa de encerramento com toda a comunidade, animada por todos os grupos corais da paróquia, Dom Roberto Mariz agradeceu e deixou alguns desafios no espírito da sinodalidade e da esperança neste ano jubilar.