Um Pão de Ló de Ovar que se bebe em forma de licor

Há quem diga que o Pão de Ló de Ovar foi criado pelas freiras de um Convento nas imediações de Ovar, por volta de 1781, para dar conta dos ovos em excesso da instituição. As freiras teriam desenvolvido a receita do Pão de Ló como um presente para a rainha Dona Maria I, que visitou o convento durante uma viagem a Aveiro. A rainha teria ficado tão impressionada com o doce que pediu a receita, que acabou se espalhar por todo o país.
Em Ovar, no entanto, ficou o segredo da receita na posse de algumas famílias que subsiste até hoje.
Hoje em dia, o Pão de Ló de Ovar é considerado uma iguaria portuguesa e é apreciado em todo o país e até no estrangeiro.
A Páscoa é a festa do ano por excelência para acolher a iguaria vareira.
Atenta, a Chocolicor, uma empresa das Caldas da Rainha com experiência na produção de licores tipicamente portugueses — decidiu ir mais longe e transformar o doce ovarense num licor de textura cremosa, que cheira e sabe a pão de ló de Ovar.
A edição limitada estará disponível apenas até ao final de abril.
A marca sugere que sirva o licor fresco, num copo alto e, posteriormente, adicione gelo e gelado de nata ou baunilha. A bebida, com um teor alcoólico de 15 por cento, está à venda em garrafas de 500 mililitros (20€) na página oficial da empresa, que no verão já tinha lançado um licor com sabor a bola de Berlim.