CulturaPrimeira Vista

Fevereira a rir, o Inverno está para vir. Fevereira a chorar, o Inverno está a acabar

Este domingo, celebra-se a tradicional ‘Fevereira” cuja importância nas lides agrícolas e rurais fez nascer o popular ditado: “Fevereira a rir, o Inverno está para vir. Fevereira a chorar, o Inverno está a acabar”.

Várias tradições populares estão ligadas à Nossa Senhora das Candeias. Uma das crenças relaciona esta santa com o estado do tempo.

Parece que, apesar das previsões de chuva, tem estado Sol, por isso…

As celebrações em honra da Senhora das Candeias ou da Fevereira, no concelho de Ovar, acontecem no Largo da Senhora D’Entráguas, em Válega.

A devoção à Senhora de Entráguas resiste ao passar dos tempos e das mudanças da sociedade, mantendo-se como ponto de encontro de muitos fiéis e famílias.

O santuário lá está como sempre, rodeando a capela, simples, mas carregada de história e de lenda:

“D. Diogo Lobo faleceu em Coimbra, no ano de 1654, talvez sem ver concluída esta obra, pois na fachada do templo existe o seu brasão com a data de 1657. Diz-se que, ao tempo da sua paroquialidade em Válega, empreendera uma viagem por mar a Lisboa, na qual se vira em sério risco, fazendo então à Virgem de Entráguas o voto de lhe erigir nova ermida. Uma inscrição que nesta se conserva, infelizmente muito mutilada e quase ilegível, parece aludir à fundação da anterior no ano de 1535”. 

Padre Miguel A. de Oliveira, Nossa Senhora de Entráguas, 1936

Botão Voltar ao Topo