Ovar dá “boleia” para a Aldeia do Carnaval
Visitas aos bastidores do Carnaval arrancam a 8 de fevereiro
Para quem quer viver o Carnaval de Ovar por dentro, uma visita à Aldeia do Carnaval é obrigatória. O Município de Ovar acaba de lançar um programa de visitas guiadas e oficinas na Aldeia do Carnaval, em que os participantes vão poder conhecer de perto os segredos desta grande festa e interagir com os protagonistas: os 24 grupos, que preparam a todo o vapor os grandes desfiles. Nos bastidores do Carnaval, há várias propostas de participação e a inclusão é palavra de ordem. A Aldeia do Carnaval nunca esteve tão perto. Nos dias 8, 22 e 26 de fevereiro, e 1 de março, o Município de Ovar irá assegurar um transfer entre o centro da cidade de Ovar e a Aldeia do Carnaval.
“Reforçámos a aposta nas visitas e oficinas na Aldeia do Carnaval, estimulando a participação da comunidade e convidando os visitantes a virem aos bastidores do Carnaval de Ovar, promovendo o contacto direto com os grupos, que, na primeira pessoa, vão poder revelar alguns segredos e demonstrar o porquê do Carnaval de Ovar ser tão genuíno e especial” , sublinha Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, que defende que “esta é uma forma de transmitir a todos esta tradição valiosa e tão identitária do concelho”. O autarca adianta também que a oferta de transporte gratuito à Aldeia do Carnaval “vem tornar as visitas ainda mais acessíveis”.
Visitas guiadas, encenadas e oficinas criativas, são muitas as propostas para sentir o pulso do Carnaval de Ovar e visitar o local em que tudo acontece. Um programa gratuito e pensado para todos. A primeira opção é uma visita encenada, protagonizada pelo artista Leandro Ribeiro, que veste a pele do mestre Foliandro. De forma divertida e inusitada e com a ajuda dos astros e das cartas de tarô, este vidente promete revelar todos os segredos do Carnaval de Ovar. A primeira sessão de “ALEG(O)RIA” – Uma Leitura ao Carnaval de Ovar é já no dia 8 de fevereiro, às 15h00, no dia em que arranca o Carnaval de Ovar 2025. Mas há outras datas disponíveis, nos dias 21 de fevereiro, às 18h00, 22 de fevereiro, em dose dupla, às 15h00 e às 18h00 e a 28 de fevereiro, às 18h00. Em março há mais duas sessões, ambas no dia 1 de março, às 15h00 e às 18h00.
Imperdíveis são também as oficinas criativas protagonizadas pelos Grupos. É a oportunidade de conhecer de perto o trabalho que estão a desenvolver e de aprender com quem sabe a criar um acessório carnavalesco para celebrar o Carnaval em grande. O primeiro desafio é aprender a decorar uma máscara. A sessão está marcada para 8 de fevereiro, às 16h30, e será dinamizada pelo Grupo de Passerelle “Melindrosas”. No dia 14 de fevereiro, às 18h00, todos são convidados a criar um acessório em esponja, numa oficina dinamizada pelo Grupo Carnavalesco “Vampiros”. E que tal decorar uns óculos? O repto é lançado pelas “Melindrosas”, que promovem uma nova oficina a 27 de fevereiro, às 16h30. Os “Vampiros” trazem mais duas oficinas criativas com o mesmo tema: criação de acessórios em esponja. As sessões estão marcadas para o dia 28 de fevereiro, às 14h30 e 1 de março, às 16h30.
Porque o Carnaval de Ovar é para todos, há, ainda, uma visita especial, preparada para pessoas cegas ou com baixa visão em que, através do tato e do som, os participantes vão poder conhecer a história do Carnaval de Ovar e o trabalho de algumas associações. Está marcada para o dia 26 de fevereiro, às 14h30.
Todas as visitas são gratuitas, mas requerem inscrição prévia obrigatória e estão limitadas ao limite de vagas. O mesmo acontece com o transfer, devendo os interessados, no ato da inscrição, referir que se querem deslocar à Aldeia do Carnaval por esta via. O minibus, que fará o trajeto de ida e volta, irá parar no Centro de Arte de Ovar e na Estação de Caminhos de Ferro de Ovar. Esta opção está limitada à disponibilidade de lugares. Para esclarecimentos de dúvidas adicionais e inscrições, os interessados devem contactar: [email protected] / 256 509 153 / 930