Reis, Carnaval e Quaresma. Tudo para viver no primeiro trimestre de 2025
Cantar Os Reis, Carnaval e Solenidades da Quaresma e da Semana Santa. O Município de Ovar já lançou a programação cultural para o primeiro trimestre de 2025 e a aposta central é a identidade vareira, com uma forte valorização e renovação destas três tradições fortemente enraizadas na comunidade e com características únicas. Em três meses, são mais de uma centena de propostas. Destaque, ainda, para os concertos de Buba Espinho e os Bandidos do Cante e The Black Mamba, no Centro de Arte de Ovar.
“O Município de Ovar tem apostado na diferenciação das suas propostas culturais, através da valorização de eventos com características únicas, fortemente relacionados com identidade do território e com as tradições vareiras”, destaca Alexandre Rosas, vice-presidente da Câmara Municipal de Ovar, explicando que a autarquia tem feito um “caminho na consolidação e no crescimento destas marcas culturais, que permitem afirmar o território, enquanto destino cultural de excelência”. O autarca sublinha, ainda, a participação comunitária que é comum aos três eventos que, como defende, “confere às iniciativas, uma singularidade e riqueza especiais”.
O “Cantar os Reis em Ovar”, Património Imaterial de Portugal desde 2020, é o primeiro evento da programação municipal. Como é já tradição, as Troupes Infantis sobem ao palco do Centro de Arte de Ovar, dia 5 de janeiro, às 14h30 e as Troupes adultas a 6 de janeiro, dia de Reis, às 20h30. São centenas de reiseiros a dar vida a uma tradição com características únicas, fortemente enraizada na história e tradição do concelho e da comunidade ovarense. Nesta edição há uma novidade. No dia 4 de janeiro, sábado, às 21h00, as quatro Troupes mais antigas do concelho juntam-se na Igreja Matriz de Ovar para um encontro especial, que promete aquecer a alma de todos os que quiserem assistir.
Segue-se o Carnaval que, de 8 de fevereiro a 4 de março, traz a tão esperada “Vitamina da Alegria”. Desfiles, concertos, oficinas, exposições, visitas e muita animação espontânea, são mais de 50 as iniciativas que transformam as ruas de Ovar num palco coletivo, que partilha tradições genuínas com grandes nomes da música portuguesa e internacional, num cartaz desenhado para diferentes públicos.
Logo a seguir, com a Quarta-feira de Cinzas, dá-se início ao período de celebração das Solenidades da Quaresma e da Semana Santa em Ovar, cuja história e dimensão patrimonial colocam Ovar entre as principais paróquias do país com tradições seculares. As procissões são as manifestações mais aguardadas. A programação desdobra-se de 5 de março a 20 de abril.
Em agenda há ainda espaço para muitas outras propostas culturais. Música, teatro, novo circo, cinema, exposições, tertúlias e propostas para crianças e famílias estarão em destaque nos vários equipamentos municipais. Logo a 10 de janeiro, às 21h30, Buba Espinho convida os Bandidos do Cante para o primeiro concerto do ano, no CAO. Já a 17 de janeiro, também às 21h30 no CAO, preparado está um serão de teatro com a apresentação de “O amor é fodido”, da autoria de João Garcia Miguel, a partir do texto de Miguel Esteves Cardoso. Ainda no CAO, o concerto dos The Black Mamba, a 28 de março, às 21h30. A não perder, ainda, o espetáculo musical Dueto Duelo. É no dia 24 de janeiro, às 21h30, na Escola de Artes e Ofícios. No Museu Júlio Dinis, imperdível será o concerto de Joana Gama, no dia 1 de fevereiro, às 18h00.
Outras das novidades da programação é a 1ª edição do CásterAntiqua – Festival de Música Antiga de Ovar, que decorre de 14 a 23 de março, numa parceria da Câmara Municipal de Ovar com a Associação Cultural Musurgia. Esta proposta artística pretende levar a cidade de Ovar a viajar aos séculos XVI, XVII e XVIII, através de uma programação musical que congrega artistas e agrupamentos nacionais e internacionais, em espaços de interesse patrimonial local. Haverá, também, uma residência artística, sessões didáticas e visitas guiadas.
O Programa Eixo – Aprendizagem Criativa, dedicado a escolas, crianças, jovens e famílias, continua a crescer, estando contempladas, nesta agenda, uma dezena de propostas que visam formar novos públicos e despertar a curiosidade, o espírito crítico, a criatividade, a liberdade de pensar, mas também a solidariedade, a empatia, a tolerância e a sã convivência. Em evidência na programação, o espetáculo ““337 KM”, dirigido à comunidade escolar que estuda a disciplina de Espanhol. Com entrada gratuita para os alunos, o espetáculo será apresentado em janeiro.