PS Ovar reúne com ULS Entre Douro e Vouga
O Partido Socialista de Ovar reuniu com o Presidente do Conselho de Administração da ULS de Entre Douro e Vouga, Dr. Miguel Paiva, fazendo-se representar pelo Presidente da Federação Distrital do PS Aveiro, o deputado Hugo Oliveira, o Presidente da União de Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã, Bruno Oliveira e o Presidente da Concelhia de Ovar, Emanuel Oliveira.
𝐏𝐫𝐞𝐨𝐜𝐮𝐩𝐚𝐝𝐨𝐬 𝐜𝐨𝐦 𝐨 𝐟𝐮𝐭𝐮𝐫𝐨 𝐝𝐨 𝐧𝐨𝐬𝐬𝐨 𝐇𝐨𝐬𝐩𝐢𝐭𝐚𝐥 e com os cuidados de saúde prestados na generalidade aos Munícipes Vareiros, reunimos com o Senhor Presidente do Conselho de Administração, para ver esclarecidas um conjunto de dúvidas sobre o desempenho atual e futuro da nossa Unidade Hospitalar.
Questionamos o Senhor Presidente da ULS sobre o futuro das nossas Extensões de Saúde (Centros de Saúde), nomeadamente quanto à reabertura dos que se encontram encerrados e quanto aos melhoramentos necessários nos que se encontram em funcionamento, incluindo a dotação de recursos humanos para fazer face à procura da população vareira. 𝐎 𝐒𝐞𝐧𝐡𝐨𝐫 𝐏𝐫𝐞𝐬𝐢𝐝𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐝𝐨 𝐂𝐨𝐧𝐬𝐞𝐥𝐡𝐨 𝐝𝐞 𝐀𝐝𝐦𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐫𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐫𝐞𝐟𝐞𝐫𝐢𝐮 𝐚 𝐢𝐧𝐭𝐞𝐧𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐫𝐞𝐜𝐮𝐩𝐞𝐫𝐚𝐫 𝐚 𝐩𝐫𝐞𝐬𝐭𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐬𝐞𝐫𝐯𝐢𝐜̧𝐨𝐬, com prioridades elencadas pela gestão, especialmente atendendo ao número de munícipes sem médico de família, cerca de 5%, claramente acima dos restantes Municípios que integram o sistema, onde a ausência de médico de família oscila entre 1 e 2%, diferença que se quer eliminar, não esquecendo a otimização da consulta aberta.
𝐐𝐮𝐚𝐧𝐭𝐨 𝐚̀ 𝐚𝐛𝐞𝐫𝐭𝐮𝐫𝐚 𝐝𝐚𝐬 𝐔𝐫𝐠𝐞̂𝐧𝐜𝐢𝐚𝐬, 𝐞𝐬𝐭𝐚́ 𝐜𝐥𝐚𝐫𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐭𝐨𝐝𝐨𝐬 𝐪𝐮𝐞 𝐨 𝐏𝐒𝐃 𝐩𝐫𝐞𝐟𝐞𝐫𝐢𝐮 𝐧𝐚̃𝐨 𝐬𝐨𝐛𝐫𝐞𝐜𝐚𝐫𝐫𝐞𝐠𝐚𝐫 𝐨 𝐎𝐫𝐜̧𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐄𝐬𝐭𝐚𝐝𝐨, 𝐝𝐞𝐜𝐢𝐬𝐚̃𝐨 𝐪𝐮𝐞 𝐧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞𝐩𝐞𝐧𝐝𝐞 𝐝𝐚 𝐩𝐨𝐬𝐢𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐚 𝐔𝐋𝐒.
Em face das questões que colocamos, o Presidente do Conselho de Administração da ULS referiu total empenhamento na otimização dos serviços.
Neste sentido, não obstante ter sido referida necessidade de resolver questões organizativas, fruto da decisão tardia de integrar Ovar na ULS Entre Douro E Vouga, prevê-se uma recuperação gradual dos serviços prestados, nomeadamente no que concerne às especialidades médicas e à consulta externa. É esta a garantia do Presidente do Conselho de Administração da ULS.
No que concerne ao bloco operatório recentemente inaugurado, uma obra da governação socialista, este ainda não tem possibilidade de funcionar pleno, carecendo de investimentos, que já estão previstos, mas vai desde já iniciar a sua atividade com algumas valências, nomeadamente cirurgia vascular, e que irá gradualmente ser objeto de decisão relativamente a outras especialidades cirúrgicas.
Em suma, apesar das dificuldades elencadas pela Administração, condescendemos, sem perder a exigência, com a necessidade de reformulação do sistema por força da entrada tardia de Ovar na ULS, confiamos e valorizamos a intenção de tornar o Hospital Francisco Zagalo numa Unidade Hospitalar com valor acrescentado, que vai muito além da convalescença e dos cuidados continuados, e 𝐞𝐬𝐩𝐞𝐫𝐚𝐦𝐨𝐬 𝐚 𝐨𝐭𝐢𝐦𝐢𝐳𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐨 𝐧𝐨𝐯𝐨 𝐛𝐥𝐨𝐜𝐨 𝐨𝐩𝐞𝐫𝐚𝐭𝐨́𝐫𝐢𝐨, 𝐨 𝐢𝐧𝐜𝐫𝐞𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐨 𝐚𝐜𝐨𝐦𝐩𝐚𝐧𝐡𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐩𝐫𝐞́ 𝐞 𝐩𝐨́𝐬 𝐜𝐢𝐫𝐮́𝐫𝐠𝐢𝐜𝐨𝐬, 𝐚𝐬 𝐜𝐨𝐧𝐬𝐮𝐥𝐭𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐞𝐬𝐩𝐞𝐜𝐢𝐚𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐞 𝐜𝐨𝐧𝐬𝐮𝐥𝐭𝐚 𝐞𝐱𝐭𝐞𝐫𝐧𝐚 𝐦𝐮𝐥𝐭𝐢𝐝𝐢𝐬𝐜𝐢𝐩𝐥𝐢𝐧𝐚𝐫𝐞𝐬 𝐞 𝐩𝐞𝐫𝐦𝐚𝐧𝐞𝐧𝐭𝐞𝐬, o que nos é garantido, 𝐛𝐞𝐦 𝐜𝐨𝐦𝐨 𝐚 𝐫𝐞𝐜𝐮𝐩𝐞𝐫𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐚𝐬 𝐧𝐨𝐬𝐬𝐚𝐬 𝐞𝐱𝐭𝐞𝐧𝐬𝐨̃𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐬𝐚𝐮́𝐝𝐞 𝐞𝐬𝐩𝐚𝐥𝐡𝐚𝐝𝐚𝐬 𝐩𝐞𝐥𝐨 𝐜𝐨𝐧𝐜𝐞𝐥𝐡𝐨, 𝐜𝐨𝐧𝐟𝐞𝐫𝐢𝐧𝐝𝐨 𝐚𝐨𝐬 𝐕𝐚𝐫𝐞𝐢𝐫𝐨𝐬 𝐨 𝐝𝐢𝐫𝐞𝐢𝐭𝐨 𝐚 𝐦𝐞́𝐝𝐢𝐜𝐨 𝐝𝐞 𝐟𝐚𝐦𝐢́𝐥𝐢𝐚.
Assim, agradecemos a disponibilidade e empenho do Senhor Presidente do Conselho de Administração, Dr. Miguel Paiva, pelo que 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐢𝐧𝐮𝐚𝐫𝐞𝐦𝐨𝐬 𝐯𝐢𝐠𝐢𝐥𝐚𝐧𝐭𝐞𝐬 𝐞 𝐩𝐫𝐞𝐬𝐬𝐢𝐨𝐧𝐚𝐧𝐭𝐞𝐬 𝐪𝐮𝐚𝐧𝐭𝐨 𝐚̀ 𝐦𝐞𝐥𝐡𝐨𝐫𝐢𝐚 𝐝𝐨𝐬 𝐜𝐮𝐢𝐝𝐚𝐝𝐨𝐬 𝐝𝐞 𝐬𝐚𝐮́𝐝𝐞 𝐧𝐨 𝐧𝐨𝐬𝐬𝐨 𝐭𝐞𝐫𝐫𝐢𝐭𝐨́𝐫𝐢𝐨.
O Presidente da CPC do PS Ovar,
Emanuel Oliveira