Política

Luís Alberto Silva reeleito presidente da União das Mutualidades Portuguesas

 

Luís Alberto Silva foi reconduzido na presidência da União das Mutualidades Portuguesas (UMP) para o quadriénio 2025-2028, numa eleição, em lista única, que decorreu esta sexta-feira, na sede d’A Mutualidade de Santa Maria, em Esmoriz. A votação expressiva refletiu a confiança das associadas na continuidade dos órgãos associativos cessantes e num projeto que pretende reforçar a relevância institucional da UMP e expandir o impacto do movimento mutualista em Portugal e no cenário internacional.

“O resultado destas eleições redobra a responsabilidade de cada um dos eleitos e dá-nos força e energia para colocar o movimento mutualista no patamar que merece, pela sua história de mais de 800 anos em Portugal, e cumprir o que nos propusemos”, comentou, no final, o presidente reeleito.

A candidatura de Luís Alberto Silva apresentou um programa com o mote “Novos Horizontes”, destacando a modernização e capacitação das associações mutualistas como prioridade, através de ações de mentoria, formação e apoio em diferentes áreas da gestão.

Entre as principais propostas do Conselho de Administração estão a criação de novas modalidades de poupança e previdência social, o estudo de um sistema mutualista de saúde e o incentivo à transição digital.

Do programa para o novo mandato sobressai a intenção de avançar com a construção de um Centro de Recursos Mutualistas, que constituirá um pilar para a inovação e sustentabilidade do movimento, com vista a fortalecer o mutualismo no contexto da economia social.

Durante a Assembleia Geral, foi também aprovado, por larga maioria e sem votos contra, o Programa de Ação e Orçamento para 2025. Na apresentação às associações filiadas, Luís Alberto Silva descreveu-o como um plano “realista e cauteloso”, moldado pela atual conjuntura de incerteza económica e social.

 

 

 

Botão Voltar ao Topo