Hospital de Ovar: PS é muita parra e pouca uva?
O Bloco de Esquerda apresentou, na discussão do Orçamento do Estado para 2025, uma proposta para o reforço da resposta do hospital de Ovar.
Essa proposta previa i) a reabertura do serviço de urgência do hospital de Ovar; ii) mais profissionais e meios complementares de diagnóstico para garantir o pleno funcionamento das urgências; iii) o aumento das verbas transferidas para a ULS onde se integra o Hospital Dr. Francisco Zagalo, de forma a garantir o pleno funcionamento do serviço de urgência.
Esta proposta de investimento nos serviços de saúde do concelho de Ovar acabou rejeitada.
O PS de Ovar decidiu criticar o PSD por ter chumbado esta proposta do Bloco de Esquerda, dizendo que o PSD diz uma coisa em Ovar e faz outra coisa completamente diferente na Assembleia da República.
É verdade. De facto, o PSD engana a população de Ovar com este tipo de jogadas. O problema é que o PS faz exatamente o mesmo.
A proposta que o Bloco de Esquerda apresentou em sede de Orçamento do Estado acabou chumbada com os votos contra do PSD e do CDS e com a abstenção do PS e da Iniciativa Liberal.
Ou seja, a abstenção do PS foi determinante para que a proposta fosse rejeitada. Se tivesse votado a favor da proposta ela tinha sido aprovada e poderia constar agora do Orçamento do Estado, o que permitiria ao povo de Ovar reivindicar, já em 2025, a reabertura do seu serviço de urgências, o aumento do orçamento do seu hospital, a contratação de mais profissionais e o apetrechamento do hospital com mais meios complementares de diagnóstico.
Já se sabe que o PSD tem um programa política para a saúde que passa pela degradação do SNS e pela transferência do orçamento público para o setor privado. O caos nos hospitais no verão passado ou o caos no INEM nas últimas semanas são demonstrativos disso. Como é demonstrativo disso a rejeição de toda e qualquer proposta, em sede de Orçamento do Estado, que permitisse o reforço dos serviços de saúde.
Mas a verdade é que o PS não mostrou ser muito diferente do PSD. A sua abstenção foi a responsável pela rejeição de muitas propostas, nomeadamente foi a responsável pela rejeição da proposta para a reabertura do serviço de urgência do Hospital de Ovar. PSD, CDS, PS e IL foram os partidos que impediram, em conjunto, a reabertura deste serviço.
O Bloco de Esquerda considera por isso que o PS de Ovar se explique à população. Se critica (e bem) o PSD por dizer uma coisa e fazer outra porque faz exatamente o mesmo? Se critica o PSD e o CDS por terem rejeitado a reabertura do serviço de urgência do hospital de Ovar porque é que contribuiu com o seu voto para essa mesma rejeição? Se é a favor da reabertura das urgências porque é que não vota a favor?
No fundo, é muita parra e pouca uva e junta-se à direita contra a população de Ovar.
A Coordenadora Distrital do BE de Aveiro