LocalPrimeira Vista

Aventuras do Super Mário das castanhas assadas em Ovar (c/ vídeo)

O tempo mais frio de outono já começa a tomar conta do centro histórico de Ovar e com ele chega também o cheiro a castanhas assadas, que perfuma as ruas da cidade.

Os apaixonados por esta iguaria outonal começam a sentir o aroma de um assador especial que assentou arraiais no coração vareiro. Há quem lhe chame uma estratégia de Marketing, há quem diga que ele é mesmo assim: divertido e espontâneo.

As crianças, guiadas pelo cheiro tão característico da nova estação não facilitam quando encontram o herói da Nintendo em carne e osso e lá terão os pais que comprar o cartuxo da bela castanha. Assadas e contadas por um personagem dos jogos tem outro sabor. Claro!

Está estacionado junto ao Mercado Municipal em dia de feira e ao pé do chafariz do Neptuno há alguns anos – os preços que parecem mentira nos dias de hoje comparados com os que fazia quando começou.

O nosso Super-Mário das “quentes e boas” já devia estar no programa de Natal que hoje arranca em Ovar. Não está, não precisa e não pedincha.
Para ele é igual ao litro, porque ele, sim, empresta alegria desinteressada, um bigode fardalhudo, boné M (não tem nada a ver com Boney M) e o ar (com aquele fumo bom…) cosmopolita lusitano que esta Ovar tanto precisa.
– Vai uma castanha assada, Mister?
Quem é, afinal, o nosso personagem mistério? Tem 62 anos e o seu “look” já lhe valeu ser chamado de “Chalana” ou Quim Barreiros. O Super Mário é mesmo… Mário! É vareiro, mais propriamente da freguesia de Válega.
Tal como o “boneco” da Nintendo, o Mário é especialista em canalização e pixelaria desde que se conhece e todos o conhecem desta arte.
As castanhas são um amor mais recente. Há quatro anos que se dedica a elas, no inverno, no centro de Ovar. Mas queixa-se: “Isto aqui é muito paradinho. Vejo-me aflito para fazer 10 Euros”. Já o vieram convidar da Feira e Estarreja, “mas como também pago pouquinho, estou perto de casa e vou ficando…”, responde.
Quando chega o verão, corre as romarias do norte a vender gelados, cachorros, etc. “Todos queram tirar fotos comigo, especialmente as senhora vêm dar-me beijinhos. A minha mulher é que não acha graça nenhuma a isso (risos)”.
E o Luigi e a Princesa Peach? Viram-nos por aí? Qualquer dia aparecem.

Botão Voltar ao Topo