Três dias na Base Aérea n.º8 para mais tarde recordar
Iniciativa incluiu batismo de voo para 24 jovens dos Agrupamentos de Escolas de Ovar
O programa “Voa com a Força Aérea”, uma iniciativa do Ministério da Defesa Nacional, permitiu que 24 jovens dos Agrupamentos de Escolas de Ovar realizassem uma experiência imersiva na vida militar, sendo acolhidos na Base Aérea N.º 8.
Realizado pela terceira vez na Força Aérea, com edições anteriores nos Açores e em Ovar, o programa “Defesa + Jovem – Voa com a Força Aérea” decorreu de terça a quinta-feira da última semana. “Aproximar as Forças Armadas da comunidade é o principal objetivo, proporcionando aos alunos uma vivência prática dentro de uma unidade militar”, adiantou o comandante da BA8, Sérgio Estrela.
Ao longo dos três dias de atividades, os participantes, com idades compreendidas entre os 11 e os 14 anos, envolveram-se em momentos de formação e treino que abrangeram diversas competências militares e sociais. Para além de formação inicial militar, onde se destaca a cerimónia do hastear da Bandeira Nacional, conheceram as missões da Força Aérea, os meios aéreos, viveram experiências de treino militar e de componente lúdica.
Mas o ponto alto estava reservado para o último dia: o batismo de voo num avião C-295M da Força Aérea, a primeira experiência de voo para muitos e a primeira num voo militar para todos.
A iniciativa encerrou com uma cerimónia de entrega de certificados, onde os alunos receberam um diploma de participação. O evento contou ainda com um pequeno desfile militar para que os familiares presentes pudessem ver de perto o que foi apreendido e vivenciado ao longo dos três dias em que os mais pequenos viveram sem telemóvel e “não custou nada”, avaliaram.
“Esta experiência intensiva proporcionou aos jovens um contacto direto com o espírito militar e os valores da Força Aérea, promovendo o conhecimento da Defesa Nacional e incentivando o desenvolvimento de competências como disciplina, espírito de equipa e compromisso com a comunidade”, resumiu o comandante.