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Farmácias do concelho de Ovar com atendimento alargado mediante chamada telefónica

Em função da resposta negativa da Câmara Municipal de Ovar, o INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P., enviou uma nova proposta à autarquia para resolver ou minimizar o problema das farmácias de serviço.

Desta vez, o documento enviado contempla o atendimento permanente com farmácias do concelho de Ovar até às 22h e o atendimento por chamada com farmácias do concelho após as 22h, no chamado regime de disponibilidade.

Isto é, a farmácia encontra-se disponível para atendimento por chamada telefónica, podendo ser recusada a dispensa de medicamentos não prescritos em receita médica.

Apesar de a situação não ser ainda a ideal, “face a esta melhoria do atendimento prestado aos munícipes, em consonância”, a Câmara Municipal de Ovar emitiu parecer favorável à nova proposta de turnos das farmácias no concelho para 2025.

A Linha 1400 funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, orientando os utentes para a farmácia da sua preferência que se encontre mais próxima e com capacidade de dar resposta urgente ao seu pedido de medicamentos. Caso os clientes tenham receita médica, após a chamada, o farmacêutico estará no estabelecimento “no espaço de 30/40 minutos”.

Em causa está a tabela de horários para as 15 farmácias do município vareiro apresentada à autarquia pela Infarmed cuja primeira versão foi chumbada unanimemente pelo executivo, composto por maioria PSD e vereação PS.

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