“Juntos por Valência”: Ovar mobiliza-se para ajudar população afetada pela tragédia
Depois da passagem inesperada das chuvas torrenciais que inundaram a região de Valência, mataram mais de 200 pessoas (mais de 2 mil estão desaparecidas), e destruíram pelo menos 77 mil casas, lares de idosos e milhares de carros, chegou a altura de ajudar a população.
A Cruz Vermelha Espanhola ou Cáritas de Valência são algumas das associações que pedem doações em dinheiro para ajudar as vítimas, mas há vários grupos de portugueses espalhados pelo país a recolher desde lanternas a produtos de higiene para ajudar a população de Valência.
Verónica Cunha explica que “somos um grupo que está a ajudar a população de Valência e temos pontos de recolha cá em Ovar”. O ponto de recolha vareiro de bens junta-se a outros dois já existentes na região, em Estarreja e Aveiro.
Esta iniciativa, espontânea, tem como objetivo recolher água, alimentos, mantimentos, máscaras, artigos de limpeza, lanternas, artigos de higiene, roupa, água, alimentos e utensílios que serão encaminhados para ajudar os afetados pela tragédia. Através de um grupo criado no Facebook, “Juntos por Valência” rapidamente conquistou a adesão de cidadãos de várias localidades, demonstrando o “espírito solidário dos cidadãos portugueses”, destaca o movimento.
Com esta onda de apoio, o grupo “Ajudar Valência” reforça o “compromisso dos portugueses em estender a mão aos que mais precisam, numa resposta ágil e eficaz que reflete a generosidade nacional”.
Segundo Verónica Cunha, “o que formos recolhendo, vamos tentar levar o máximo de bens doados com carrinhas nossas”.
Foto: Pablo Blazquez Dominguez/Getty Images