CulturaPrimeira Vista

Faleceu Maria Luísa Resende – Por Maria Amélia Tavares

Hoje Ovar ficou mais pobre. Aos 83 anos, faleceu Maria Luísa Resende. O Porto viu-a nascer, mas foi em Ovar que casou, teve dois filhos e passou grande parte da sua vida.

A integração na comunidade vareira: Veio viver para Ovar em 69. Uma cidade provinciana, onde as mulheres não ousavam integrar a exposição pública, encontrou na Maria Luísa uma mulher de horizontes largos. Daí o ser solicitada para as mais variadas funções do domínio público.

Presidente da Junta de Freguesia: múltiplos projectos foram concretizados em prol da comunidade. Entre outros destaco a abertura de farmácias no Furadouro. Desenvolvimento das carreiras de transportes. Realização de encontros para promover a mulher. Promoção do desenvolvimento dos bairros sociais problemáticos: São José e Poço de Baixo.

Presidente da Liga dos Amigos do Hospital de Ovar: desenvolveu iniciativas facilitadoras da qualidade na saúde, tanto a nível hospitalar como no domicílio.

A sua Alma Reiseira: Durante largos anos fez parte da direcção da REVISTA REIS.

Autora de vários artigos literários para a revista e das letras para várias troupes.

Em cada gesto, sentimento e sonho, um sentido para a vida…

Ovar a cidade a quem ela deu o melhor de si, com a autenticidade de quem não olha a vaidades, críticas ou protagonismos, reconhece o seu mérito e o seu profundo sentido humanista.

Hoje, todos sentimos que ficámos mais tristes e mais pobres com a sua ausência.

Maria Amélia Tavares

* O seu funeral realiza-se no dia 23, às 10h30, na Capela Mortuária de São João, na Igreja de Santo António das Antas, no Porto, indo a cremar no cemitério de Paranhos.

 

 

 

 

 

 

Botão Voltar ao Topo